O lateral-esquerdo Kauã Prates repetiu o feito de Vitor Roque e Ronaldo ao estrear como profissional pelo
Considerado uma das maiores promessas das categorias de base do clube, o defensor fez seu primeiro jogo com 16 anos e nove meses, ainda mais novo que o Fenômeno e cerca de um mês mais velho que Roque.
Estreias de Ronaldo e Vitor Roque
Ronaldo estreou pelo Cruzeiro em vitória sobre a Caldense, no dia 25 de maio de 1993, pelo Campeonato Mineiro, no Ronaldão, em Poços de Caldas-MG. Na ocasião, o camisa 9 também tinha 16 anos e nove meses, mas era poucas semanas mais experiente que Prates.
O ainda promissor atacante foi titular e passou em branco no triunfo por 1 a 0.
Vitor Roque, por sua vez, jogou pela primeira vez em empate com o Botafogo, no Independência, pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2021, com 16 anos e oito meses. O debute aconteceu no dia 12 de outubro daquele ano.
O atacante do Palmeiras entrou no segundo tempo, lançado por Vanderlei Luxemburgo, mas sentiu a intensidade física e foi substituído após 16 minutos.
Quem é Kauã Prates
Nascido em 12 de agosto de 2008, Kauã é natural de Montanha-ES. Ele está no Cruzeiro desde 2012 e assinou seu primeiro contrato de formação em 2022, com 14 anos.
Versátil, o jogador também pode atuar como zagueiro. Foi nessa função, inclusive, que Prates participou como titular da conquista do Sul-Americano Sub-17 pela Seleção Brasileira, em abril.
Kauã Prates assumiu a titularidade da categoria sub-20 do Cruzeiro em 2024, mesmo ainda com idade para integrar o sub-17.
O lateral foi integrado no elenco de cima por Leonardo Jardim e ganhou ainda mais espaço após a saída de Marlon para o Grêmio. Kauã Prates se tornou figurinha carimbada nas listas de relacionados da equipe celeste com o português.