A defesa foi um dos pontos fracos do
Os números mostram a vulnerabilidade da retaguarda celeste nos primeiros meses de 2025: 11 gols sofridos em dez jogos. O dado é alarmante, considerando o nível dos adversários enfrentados nesse período.
Para se ter ideia, o Cruzeiro só não foi vazado em uma partida que fez no estadual, logo na primeira rodada, contra o Tombense.
Em 2024, para efeito de comparação, o time celeste levou os mesmos 11 gols, mas em 12 partidas, já que foi à final. Cinco destes tentos, inclusive, foram sofridos contra o Alvinegro nos dois jogos da decisão.
O que fazer para melhorar a defesa do Cruzeiro
Com a má fase coletiva que afetou o Cruzeiro, pilares da defesa apresentaram, no Mineiro, desempenhos inferiores ao que se espera deles. Foram os casos de Cássio, William, Marlon e Fabrício Bruno.
O longo tempo de treinamento será fundamental para que Leonardo Jardim reestruture a o sistema cruzeirense e, consequentemente, melhore os atletas individualmente.
Dentre os nomes mais utilizados no sistema defensivo, apenas Jonathan Jesus passou imune à maioria das críticas dos torcedores nos últimos jogos.
Em relação aos primeiros jogos, Jardim terá, para a sequência da temporada, o reforço de Mateo Gamarra, zagueiro paraguaio contratado junto ao Athletico-PR.
Bons sinais?
Sem partidas oficiais, o Cruzeiro tem realizado jogos-treino durante a preparação na Toca da Raposa II.
Até o momento, o time fez duas atividades nesse sentido e não sofreu gols: 7 a 0 contra a equipe sub-20 e 12 a 0 contra o Boston City-MG, que disputa a Segunda Divisão do Mineiro.
A discrepância técnica desses adversários em relação à equipe celeste, porém, deve ser levada em conta. Nos próximos dias, a Raposa realizará outras atividades mais desafiadoras.
No sábado (15), às 17h (de Brasília), a equipe visitará o Botafogo, no Nilton Santos. Depois, na terça-feira (18), às 10h (de Brasília), o time azul receberá o Pouso Alegre.
Estreia no Campeonato Brasileiro
O próximo jogo do Cruzeiro já será pela estreia da Série A do Campeonato Brasileiro. O time de Leonardo Jardim enfrentará o Mirassol, dia 29 de março, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão.
Além do Brasileirão, a Raposa disputará Copa do Brasil e Copa Sul-Americana na sequência da temporada.