Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Pai de novo reforço do Cruzeiro jogou ao lado de lendas do futebol europeu

Wanderson é filho de Wamberto de Jesus, ex-meia-atacante do Ajax, da Holanda

Pai de Wanderson vestiu a camisa do Ajax, da Holanda

Anunciado como reforço do Cruzeiro na última terça-feira (28), o atacante Wanderson carrega uma curiosidade na carreira. Apesar de ser brasileiro, o jogador terá apenas sua segunda experiência em clubes do Brasil. O jogador estava no Internacional antes de ser confirmado na Toca da Raposa II.

Wanderson começou a jogar futebol nas categorias de base do Ajax, da Holanda, entre 2002 e 2009. Sua história mais intensa no futebol europeu tem uma explicação: o pai.

Pai de Wanderson é ex-jogador

Wamberto, pai de Wanderson, vestiu a camisa do Ajax entre 1998 e 2003. Revelado pelo Sampaio Corrêa, o ex-jogador, natural de Curupuru, no Maranhão, forjou sua carreira na Holanda e na Bélgica.

Entre 1993 e 2011, o pai do novo reforço do Cruzeiro vestiu as camisas do Seraing e Standard de Liège, ambos da Bélgica, antes de chegar ao Ajax. Ele também jogou pelo Mons-BEL, Almere, da Holanda, Beerschot—BEL e Berlaar-Heikant-BEL.

Quando jogou no Ajax, Wamberto teve companheiros que se tornaram lendas do futebol europeu: os holandeses Van der Sar, Frank e Ronald de Boer, Sneijder, Heitinga; além do finlandês Litmanen e do sueco Slatan Ibrahimovic.

Com a camisa do clube de Amsterdã, Wamberto conquistou dois títulos nacionais. Em sua melhor temporada, entre os anos de 2001 e 2002, ele marcou 14 gols em 39 jogos.

De acordo com o site O Gol, especialista em dados sobre futebol, Wamberto fez 392 jogos na carreira e marcou 72 gols.

Carreira de Wanderson

Wanderson deixou as categorias de base do Ajax quando o pai deixou o clube para jogar na Bélgica. Depois, o atacante voltou ao Brasil e morou em São Luís, no Maranhão, Estado de Wamberto.

Wanderson estava no Inter desde 2022, após passagem pelo Krasnodar, da Rússia. O jogador iniciou a carreira na Europa, no Beerschot, da Bélgica, em 2012, e também por isso tem cidadania belga.

Depois, Wanderson defendeu Lierse-BEL, Getafe-ESP e RB Salzburg-AUT até chegar ao Krasnodar. No Inter, o atacante “de beirada” fez 145 jogos oficiais, com 21 gols e 19 assistências.

Em 2025, foram nove jogos de Wanderson pelo Inter, sendo sete como titular. Ele anotou um gol e deu uma assistência neste ano.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.