O volante Japa é figura frequente nas listas de relacionados do
No empate diante do Sport, no último domingo (5), isso ficou evidenciado em meio aos diversos problemas no setor. O time não pôde contar com Lucas Romero, suspenso, perdeu Matheus Henrique no decorrer da partida, e ainda teve Christian e Lucas Silva extremamente desgastados fisicamente.
Mesmo assim, Jardim deixou Japa no banco de reservas e optou por usar Ryan Guilherme. Em entrevista coletiva após a partida, o mister foi questionado sobre as poucas chances ao meia de 21 anos. O português foi direto, valorizou o atleta e não detalhou os motivos de suas escolhas.
“Com certeza que todos os jogadores podem ser utilizados. O Japa também. O Japa é um jovem que nós temos um carinho especial. Pena minha que não tem tido mais tempo de jogo”, destacou o treinador.
Nesta temporada, Japa conviveu com uma grave lesão muscular na coxa sofrida no fim de janeiro que o tirou de combate por quase seis meses.
O atleta voltou a jogar pelo Cruzeiro diante do Banfield-ARG, na Vitória Cup, no dia 6 de julho. Depois disso, porém, o Cria da Toca não foi mais utilizado pelo português.
Japa, revelação da base do Cruzeiro
Japa
Japa surgiu como uma grande promessa do Cruzeiro em 2023, quando ganhou suas primeiras oportunidades no time de cima. O jogador foi peça importante na reta final da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro daquela temporada.
Em 2024, com Fernando Seabra, o atleta ganhou ainda mais protagonismo, mas sofreu com problemas físicos e foi ausência por muitas partidas.