Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Quem é o ex-Cruzeiro que protagonizou sorteio da Uefa Champions League

Élber, chamado na Europa de Giovane Élber, atuou pelo Cruzeiro na temporada 2006

Élber, ex-Cruzeiro, durante sorteio de confrontos da Champions League

O torcedor cruzeirense que acompanhou, nesta sexta-feira (21), o sorteio das oitavas de final e do chaveamento do mata-mata da Uefa Champions League pode ter reconhecido uma figura central do evento. Trata-se do ex-jogador Élber, que atuou pelo Cruzeiro na temporada 2006.

Élber, chamado de Giovane Élber na Europa, foi convidado para participar do sorteio pela forte relação com Munique, na Alemanha, que sediará a final da Liga dos Campeões em 2025. No Bayern de Munique, clube que atuou de 1997 a 2003, o ex-atacante foi tetracampeão alemão e campeão da Champions.

O ex-atacante, de 52 anos, chegou ao Cruzeiro em 2006, já com carreira consagrada. Com 34 anos, Élber tinha acordo para ser comentarista de uma TV alemã durante a Copa do Mundo daquele ano, mas decidiu ter mais um ano no futebol profissional.

Élber em ação pelo Cruzeiro contra a Ponte Preta, em setembro de 2006

O Cruzeiro confiou em Élber apesar de o jogador sofrer com um problema no calcanhar direito e vir de passagem ruim pelo Borussia Mönchengladbach, da Alemanha. Além do multicampeão no Bayern, os atacantes Gil e Araújo eram contratações de peso do clube mineiro para 2006.

O “fator Romário”, que aos 39 anos foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2005, pelo Vasco da Gama, também influenciou a decisão de Élber em atuar pela Raposa. Mesmo em fim de carreira, Élber foi capitão em alguns momentos e se mostrou eficaz ao Cruzeiro, com 18 gols em 40 partidas e um título: o Campeonato Mineiro de 2006.

O atacante foi comentarista da Copa de 2006 na Alemanha e não fez uma intertemporada com o restante do elenco celeste.

Leia também

Élber deixou o Cruzeiro em novembro de 2006, após rescisão amigável. Restavam três jogos para o término da temporada, mas o atacante se reuniu com a diretoria para decidir o fim da passagem após período no banco de reservas e com o clube sem almejar diretamente uma vaga na Copa Libertadores de 2007 àquela altura.

Depois da passagem pelo Cruzeiro, Élber decidiu se aposentar do futebol profissional. Ele iniciou a carreira em 1990, pelo Londrina, e depois passou por Milan-ITA, Grasshopper-SUI, Stuttgart-ALE, Bayern de Munique-ALE, Lyon-FRA, Borussia Mönchengladbach-ALE e Cruzeiro.

Gabaritado internacionalmente, Élber também atuou pela Seleção Brasileira, mas sem grande destaque no time principal apesar de sete gols em 15 partidas com a Amarelinha, de 1998 a 2001.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.