O Cruzeiro anunciou, nesta terça-feira (17), a contratação do meio-campista Rodriguinho, ex-América. O jogador de 21 anos assinou contrato válido com o clube celeste até o fim da temporada 2027.
Rodriguinho foi formado no América e tinha contrato com o Coelho somente até o fim de 2024. Ele não renovou o vínculo com o rival mineiro e seguiu para o Cruzeiro.
O meia-atacante Rodriguinho viveu altos e baixos pelo América. Promovido ao time profissional em 2022, o jogador já entrou em campo pela Copa Libertadores, mas também passou por momentos difíceis ao longo de três temporadas pelo Coelho.
A história do jogador com a equipe americana começou ainda em 2019, pelo Sub-17. A primeira oportunidade com o time profissional foi em 2022, quando ele passou a ser parte do elenco e até entrou em campo duas vezes pela Libertadores, mas a segunda metade da temporada foi praticamente toda dedicada ao Sub-20.
Altos e baixos até a titularidade
Em 2023, o jogador começou como reserva e foi ganhando minutos gradativamente com o técnico Vagner Mancini. Após a chegada do argentino Fabián Bustos, ele passou a ser ainda mais utilizado e terminou o ano como titular.
Neste ano, o cenário foi parecido. Sob comando de Cauan de Almeida, Rodriguinho começou a temporada como reserva e teve apenas duas chances como titular no primeiro semestre. Antes mesmo da chegada de Lisca, o meia de 21 anos sofreu entorse no joelho direito com ruptura do ligamento colateral medial, mas não passou por cirurgia.
Ele voltou a ser relacionado em agosto, mas só no mês seguinte assumiu a titularidade. Com Lisca, Rodriguinho emendou sequência de 12 jogos como titular na reta final de 2024.
Posicionamento e números
Desde a chegada ao time profissional, Rodriguinho foi muito usado como um meia pela esquerda. As atribuições eram semelhantes às de um “ponta”. Porém, como o Coelho tinha duplas no ataque, ele também cumpria exigências defensivas.
Em 67 jogos pelo América, o jovem jogador marcou sete gols e distribuiu sete assistências.
Reforços
Foi o segundo reforço anunciado pelo Cruzeiro para 2025. O primeiro foi divulgado minutos antes do anúncio de Rodriguinho.
Também nesta terça, o Cruzeiro anunciou a contratação do meio-campista Christian, ex-Athletico-PR. O clube celeste também tem acordos para contratar Yannick Bolasie, Dudu e Gabigol, todos atacantes ex-Criciúma, Palmeiras e Flamengo, respectivamente.
Cruzeiro em 2025
Com Fernando Diniz mantido como técnico para 2025, o time celeste disputará Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
O primeiro jogo oficial de 2025 será contra o Tombense, às 16h de 19 de janeiro, domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Antes, o Cruzeiro disputará dois amistosos nos Estados Unidos, durante a Inter&Co Soccer Week. Às 20h30 do dia 15, a Raposa duelará com o São Paulo. Já às 16h do dia 18, o time celeste enfrentará o arquirrival Atlético. Os dois jogos serão no Inter&Co Stadium, em Orlando, na Flórida.