O Cruzeiro está próximo de trocar o Campeonato Brasileiro de Futsal pela Liga Nacional de Futsal, principal competição da modalidade no país. A direção celeste tem conversas avançadas com a LNF e pode anunciar a decisão em breve.
Neste momento, conforme apurou a Itatiaia, o acordo com a liga é tratado como encaminhado e pode ser oficializado pelo Cruzeiro Futsal já na próxima semana. A informação foi adiantada Marcelo Rodrigues, comentarista do Grupo Globo.
Atualmente, o Cruzeiro faz parte do Campeonato Brasileiro, criado em 2024 pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). O torneio foi fundado com o objetivo de difundir ainda mais a modalidade pelo país.
A LNF, no entanto, é a maior competição de futsal do Brasil e conta com clubes como Magnus Futsal, Corinthians, Praia Clube, Minas e Carlos Barbosa.
Além do Cruzeiro, outras quatro agremiações que disputaram o Brasileiro nesta temporada podem migrar para a Liga Nacional.
O futsal celeste é comandado por gestão independente em parceria com o clube associativo. Os moldes da parceria são semelhantes aos dos times de vôlei, basquete e futebol americano.
Planos do Cruzeiro Futsal para 2025
Em 2024, a Raposa foi eliminada para o Yeesco-RS, nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro. A equipe estrelada mandou a maioria de seus jogos em Mariana, na Região Central do estado, a partir de uma parceria com a Prefeitura Municipal.
Ainda de acordo com informações da Itatiaia, a sequência do projeto para 2025 ainda não está confirmada, já que a Primaz de Minas passará por mudanças na gestão. A direção do Cruzeiro Futsal ainda planeja uma conversa com Juliano Duarte (PSB), novo prefeito eleito.
Outras cidades estão interessadas em sediar os jogos do time. Ouro Branco e Betim realizaram sondagens.
A expectativa do clube estrelado para o próximo ano é montar um time ainda mais forte. A direção tem boa parte do elenco montado e subirá a folha salarial.
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte