O volante Lucas Romero, do Cruzeiro, atingiu importante marca na vitória celeste por 1 a 0 em cima do Lanús, nessa quarta-feira (30), no estádio La Fortaleza, em Lanús, na Grande Buenos Aires.
Exatamente no dia em que a equipe azul garantiu vaga à final da Copa Sul-Americana, o meio-campista argentino completou 200 jogos e igualou o recorde de estrangeiro com o maior número de partidas pelo clube.
“Ser o estrangeiro com mais jogos na história do Cruzeiro, para mim é muito especial, tenho um carinho enorme por esse clube. Me sinto parte dessa família, e retribuir isso dentro de campo é mais do que especial. Jogo como mais um torcedor dentro do campo”, comemorou, após ser perguntado pela Itatiaia na zona mista, em Lanús.
Romero divide agora com o seu compatriota Ariel Cabral, hoje jogador aposentado e grande amigo do camisa 29, a marca de gringo com mais partidas vestindo o uniforme cinco estrelas.
Ariel Cabral ostentava sozinho a marca de gringo com o maior número de partidas pelo Cruzeiro há três anos. O ex-volante atuou pela equipe da Toca da Raposa II entre 2015 e 2021, tendo um empréstimo ao Goiás no meio do caminho (2020).
“Completar essa quantidade de jogo, a mesma do Ariel (Cabral), para mim é muito orgulho. Pela classe de jogador que ele foi, pela pessoa que ele é. Hoje estar construindo isso, seguir os passos dele, me dá muito felicidade”, comentou.
Romero chegou aos 200 jogos pelo Cruzeiro no seu país de origem, já que ele nasceu em Loma Hermosa, uma cidade que faz parte da Grande Buenos Aires.
“Vocês sabem o que o Cruzeiro representa para a minha vida, para mim, para a minha família. Conseguir essa marca hoje, na Argentina, com a minha família na torcida, é mais do que especial”, completou.
O recorde
Amigo particular de Romero, Ariel Cabral afirma que já sabia, antes mesmo de acontecer, do recorde de “El Perro”, como o atual camisa 29 celeste é chamado.
“Quando ele saiu, eu falei que ele tinha que voltar para me ultrapassar (no número) nos jogos, para conseguir mais títulos. Falei também, se ele pudesse ficar no Cruzeiro até aposentar. É um clube maravilhoso, e ele é a cara do Cruzeiro”, cravou, em entrevista à Itatiaia.
O próprio Romero confirmou a história, antes revelada em entrevista antes do jogo de ida das semifinais.
“Quando ele bateu o recorde ele, mandei mensagem para ele. Falei, irmão, você merece. Ele falou, amigo, você tem que voltar para me superar, e eu disse que voltaria. Estou feliz, meu respeito pelo Ariel é muito grande”, confirmou Romero.
Jogador com características defensivas e que atuou também como lateral no Cruzeiro, Romero soma quatro gols e sete assistências pelo clube. O “Perro” também conquistou quatro títulos: Copa do Brasil (2017 e 2018) e Campeonato Mineiro (2018 e 2019).
Romero chegou pela primeira vez ao Cruzeiro em 2016, após atuar pelo Vélez Sarsfield-ARG. Ele deixou o clube em 2019, para o Independiente-ARG, e retornou ao clube em 2024 após passagem pelo León-MEX, com contrato até o fim de 2025.
Amizade com Cabral
Ariel Cabral e Lucas Romero foram revelados no mesmo clube, o Vélez Sarsfield, da Argentina. A amizade dos dois é antiga e se fortaleceu dentro da Toca da Raposa II.
“Temos uma excelente relação, quase irmãos. Eu costumo chamá-lo de irmão, porque vivemos muitas coisas juntos, e ainda vivemos. Falo com ele sempre, minha família adora ele. Falamos dessa volta ao Brasil, de toda a experiência que ele está vivendo, mais maduro, com outra cabeça. Ele é uma pessoa muito boa, como um irmão para mim”, disse Cabral.
Caso entre em campo contra o Lanús, na Sul-Americana, nesta quarta-feira (30), e contra o Flamengo, no próximo dia 6 de novembro, Romero chegará aos 201 jogos pelo Cruzeiro, ultrapassando Ariel Cabral.
“Ele cresceu. A gente estava no clube, ele chegou caladinho. Ainda ele é tranquilo, mas quem vai imaginar que passamos tantos momentos, e ele, com tanto esforço, tanta dedicação, voltou para conseguir coisas importantes com o clube. Ele gosta muito, a torcida gosta muito dele, acho que ele merece um título a mais com o Cruzeiro”, cravou o ex-volante.
Top 10: estrangeiros com mais jogos pelo Cruzeiro
- Arial Cabral, meio-campista argentino - 200 jogos, de 2015 a 2021
- Lucas Romero, volante argentino - 200 jogos, de 2016 a 2019 e em 2024
- Giorgian De Arrasceta, meia uruguaio - 188 jogos, de 2015 a 2018
- Marcelo Moreno, atacante boliviano - 147 jogos, de 2007 a 2008, em 2014 e entre 2020 e 2021
- Roberto Perfumo, zagueiro argentino - 141 jogos, de 1971 a 1974
- Claudio Maldonado, volante chileno - 137 jogos, de 2003 a 2005
- Juan Pablo Sorín, lateral-esquerdo argentino - 127 jogos, de 2000 a 2002, em 2004 e entre 2008 e 2009
- Walter Montillo, meia argentino - 122 jogos, de 2010 a 2012
- Fernando Carazo, atacante espanhol - 113 jogos, de 1927 a 1931, 1936 a 1937 e entre 1940 e 1942
- Bernard, goleiro francês - 81 jogos, de 1951 a 1954