A revista inglesa Four Four Two, uma das mais importantes no ramo do futebol, apontou Fernando Diniz, do Cruzeiro, como um dos melhores técnicos do mundo. O comandante do time celeste integra a seleta lista ao lado de grandes nomes, como o italiano Carlo Ancelotti e os espanhóis Pep Guardiola e Xabi Alonso.
De acordo com o levantamento inglês, Fernando Diniz é o 25º melhor treinador do planeta. Na publicação, o técnico do Cruzeiro foi bastante elogiado pelo seu estilo de jogo e pela “influência” no futebol brasileiro.
“Fernando Diniz nunca deixou o Brasil em seus 15 anos de carreira como técnico, um jogador da Série A – mas, embora ele só tenha tido um sucesso genuinamente brilhante em um clube, sua influência vai muito além disso”, iniciou.
Na sequência, a Four Four Two destacou o sucesso de Diniz no comando do Fluminense, quando foi campeão da Copa Libertadores e da Recopa Sul-Americana. Por causa do sucesso esportivo, o técnico chegou à Seleção Brasileira recentemente.
“O estilo único de futebol de Diniz, denominado ‘relacionismo’, não se baseia numa formação convencional, mas na ideia de os jogadores formarem laços entre si e construírem o jogo de acordo com o local onde se encontram, em vez de explorarem o espaço. Funcionou muito bem no Fluminense, onde conquistou a Copa Libertadores em 2023 e foi encarregado de remodelar a Seleção Brasileira interinamente”, reforçou.
“O estilo do brasileiro é tipicamente sul-americano, e com tantos treinadores copiando o 3-2-5 de Guardiola no ataque, Diniz ainda está fazendo algo irreconhecível”, encerrou.
Colocação de sul-americanos
Entre os que dirigem equipes sul-americanas, o mais bem colocado foi o português Abel Ferreira, do Palmeiras, na 22ª posição. O argentino Marcelo Gallardo, do River Plate, foi citado como o 39º melhor técnico do mundo.
Ranking dos melhores técnicos do mundo
- Pep Guardiola - Manchester City (ING)
- Carlo Ancelotti - Real Madrid (ESP)
- Xabi Alonso - Bayer Leverkusen (ALE)
- Mikel Arteta - Arsenal (ING)
- Simone Inzaghi - Inter de Milão (ITA)
- Unai Emery - Aston Villa (ING)
- Lionel Scaloni - Seleção Argentina
- Diego Simeone - Atlético de Madrid (ESP)
- Arne Slot - Liverpool (ING)
- Thomas Tuchel - Seleção Inglesa
- Ruben Amorim - Sporting (POR)
- Antonio Conte - Napoli (ITA)
- Julian Nagelsmann - Seleção Alemã
- Eddie Howe - Newcastle (ING)
- Luis de la Fuente - Seleção Espanhola
- Thiago Motta - Juventus (ITA)
- Michel - Girona (ESP)
- Hansi Flick - Barcelona (ESP)
- Luis Enrique - PSG (FRA)
- Gian Piero Gasperini - Atalanta (ITA)
- Didier Deschamps - Seleção Francesa
- Abel Ferreira - Palmeiras
- Eric Roy - Brest (FRA)
- Mauricio Pocchetino - Seleção dos Estados Unidos
- Fernando Diniz - Cruzeiro