Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Titular se recupera e emplaca sequência de assistências pelo Cruzeiro

Destaque em 2024, jogador apresentou melhora nos últimos jogos e acumulou passes para gols em triunfos celestes

Time do Cruzeiro perfilado antes da partida contra o Bahia, nesta segunda-feira (15)

Um dos melhores laterais do Brasil na temporada passada, William viveu momentos de dificuldades pelo Cruzeiro em 2025. A má fase, no entanto, já se tornou uma página virada para o camisa 12.

Recuperado fisicamente e adaptado ao esquema de Leonardo Jardim, o jogador apresentou melhora na produção durante as últimas partidas e transformou o bom desempenho em números.

Após um “jejum” de quase três meses, William voltou a dar assistência pelo Cruzeiro na vitória sobre o Internacional, no dia 23 de agosto. Ele roubou a bola na intermediária e acertou passe na medida para Kaio Jorge, que tocou na saída do goleiro Sergio Rochet.

Desde então, dar passes para gols voltou a ser rotina para o defensor. O jogador serviu, mais uma vez, KJ19 no segundo gol do clássico contra o Atlético, na volta das quartas de final da Copa do Brasil, e rolou a bola para Gabigol acertar um chutaço na virada sobre o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro.

William deu assistência para Kaio Jorge na vitória do Cruzeiro sobre o Internacional

William em números

A média de assistências de William por jogo em 2025 é, neste momento, melhor que a da temporada passada, uma das melhores de sua carreira. A diferença, no entanto, está nos gols feitos.

2025

  • 35 jogos
  • 0 gol
  • 7 assistências
  • Média de uma assistência a cada cinco jogos

2024

  • 60 jogos
  • 5 gols
  • 10 assistências
  • Média de uma assistência a cada seis jogos

William, lateral-direito do Cruzeiro em ação no Campeonato Brasileiro de 2024

Recuperação física

William foi alvo de críticas de torcedores do Cruzeiro nos tropeços contra Ceará, CRB e Santos, em julho e agosto. À época, o camisa 12 atuou no “sacrifício”, já que convivia com problemas musculares e Fagner, outra opção da posição, estava fora de combate.

O campeão olímpico pelo Brasil em 2016 sofreu uma pancada no quadril diante do Grêmio, no dia 13 de agosto. Após o sangue escorrer para a coxa, situação se transformou em um problema muscular que limitava os movimentos do atleta.

O Departamento de Saúde e Performance do Cruzeiro entrou em ação e precisou realizar um tratamento de recuperação em William. O lateral ficou fora do confronto com o Mirassol, no dia 18 de agosto, mas se recuperou e voltou a apresentar um melhor desempenho.

William pelo Cruzeiro

William chegou ao Cruzeiro em 2023, após temporadas difíceis no futebol alemão. O jogador acertou com o clube celeste para se recuperar fisicamente, o que de fato aconteceu. Em Belo Horizonte, o jogador voltou a ter sequência dentro de campo, se destacou e até foi convocado para a Seleção Brasileira no ano passado.

  • 141 jogos
  • 7 gols
  • 21 assistências

William foi importante para a solidez defensiva do Cruzeiro em 2023

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.