Impactado pelas lesões de três titulares da equipe, o Lanús acertou, nas últimas horas, a contratação do lateral-direito Leonardo Jara, do Vélez Sarsfield. O experiente defensor, de 33 anos, chega para substituir Nicolás Morgantini, que sofreu uma ruptura do tendão de Aquiles direito e não joga mais neste ano.
De acordo com a imprensa argentina, Jara vai rescindir o contrato com o Vélez, líder do Campeonato Argentino, para assinar com o Lanús somente até dezembro de 2024. Os exames médicos serão feitos nesta segunda-feira (7), em Buenos Aires.
A ideia é que o jogador atue já na semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Cruzeiro, e no fim da liga nacional. Em caso de bom desempenho, Jara poderá estender o vínculo até o final de 2025.
Números de Jara pelo Vélez
Apesar de ter sido contratado pelo Lanús, Jara não vive uma grande fase e se recupera de uma lesão no tendão da perna esquerda. O lateral, inclusive, só fez dez partidas na temporada e não havia sido relacionado para os últimos 12 compromissos do Vélez.
Em 2024, Jara entrou em campo em nove jogos pela Copa da Liga Argentina e em um duelo pelo Campeonato Argentino. O titular absoluto do Vélez é jovem Joaquín García, de 23 anos, um dos principais responsáveis pela melhor campanha no Clausura.
Além do Vélez, Jara também já defendeu o Estudiantes, o Boca Juniors e o DC United, dos Estados Unidos.
Titulares lesionados
Desde que eliminou o Independiente Medellín, da Colômbia, nas quartas de final da Sul-Americana, o Lanús perdeu titulares absolutos para os duelos com o Cruzeiro. Assim como Morgantini, o zagueiro Ezequiel Muñoz e o meia Raúl Loaiza, titulares do Lanús, também sofreram graves lesões.
Muñoz, de 33 anos, rompeu o menisco do joelho esquerdo e passou por cirurgia na semana passada. Já Loaiza, de 30 anos, sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito e também não terá tempo hábil para enfrentar o Cruzeiro.
Cruzeiro x Lanús
Neste mês, o Cruzeiro receberá o Lanús na quarta-feira (23), às 19h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O duelo de volta, com mando dos argentinos, ocorrerá na quarta-feira (30), às 19h (de Brasília), no La Fortaleza, em Buenos Aires.