Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro vive pior momento com Seabra no Brasileiro e amarga jejum de vitórias

Fernando Seabra acumula quatro jogos sem vencer no Brasileiro e vê cobranças por resultados aumentarem por parte de torcedores

Fernando Seabra acredita que duelo contra o Internacional, na quarta-feira (28), será diferente do jogo válido pela 24ª rodada

O técnico Fernando Seabra passa pelo momento mais difícil como técnico do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Depois de perder por 1 a 0 para o Internacional, nesse domingo (25), no estádio Beira-Rio, pela 24ª rodada, o time celeste chega ao quarto jogo sem vitória na competição nacional.

Com o revés diante do Inter, o Cruzeiro passará mais de um um mês sem vitória no Brasileirão. O último triunfo aconteceu no dia 27 de julho deste ano, quando goleou o Botafogo por 3 a 0, no estádio Nilton Santos, na primeira rodada do returno. Essa partida gerou enorme expectativa na torcida, tendo em vista que o placar dilatado aconteceu diante do então líder do Campeonato.

A projeção não se confirmou nos primeiros jogos da segunda metade do torneio. Tanto que, de lá para cá, o Cruzeiro perdeu para o Fortaleza por 2 a 1, em Cariacica, no Espírito Santo, empatou com o Atlético por 0 a 0, no Mineirão, empatou com o Vitória por 2 a 2, após sair perdendo por 2 a 0, e tropeçou no Inter, em Porto Alegre.

Desempenho ruim no segundo turno

Contando apenas os jogos do returno, o Cruzeiro somou cinco pontos em cinco jogos e tem a 13ª campanha até aqui. O aproveitamento celeste na segunda metade do Brasileirão é de apenas 33,3%.

Por conta dessa estatística e pelo futebol abaixo da expectativa apresentado pelo Cruzeiro, parte dos torcida aumentou o tom nas críticas e cobranças em relação ao trabalho de Fernando Seabra.

Nas redes sociais, mesmo com a vitória no tempo normal (2 a 1) e nos pênaltis (5 a 4) diante do Boca Juniors, resultado que garantiu o Cruzeiro nas quartas de final da Copa Sul-Americana, o nível das críticas em relação ao trabalho do treinador aumentou.

“Estamos jogando com equipes que estão tendo muito tempo além do nosso para jogar a mesma partida. O Vitória jogou sábado contra o Bahia, e nove dias depois enfrentou a gente. O Inter jogou o último jogo no sábado passado e nos enfrentou oito dias depois. Nós estamos jogando jogos no meio de semana, com tudo que jogo no meio de semana exige”, iniciou Seabra, em tom de justificativa.

“As equipes estão conseguindo treinar, recuperar e treinar tudo o que precisam. Assim, chegam nos jogos talvez mais inteiras do que a gente vem chegando, mesmo fazendo trocas que são necessárias para refrescar os jogadores. Esse é um ponto que a gente não pode negligenciar, mas não pode servir de muleta também”, contemporizou.

“Mesmo colocando isso, nosso desempenho coletivo individual foi muito abaixo (contra o Internacional). Temos procurado em função daquilo que os jogadores apresentam ao longo do tempo, fazer essa gestão de oportunidade diante do mérito. Isso também é um processo fluxo, dinâmico0. Vamos continuar agindo dessa forma, avaliando entradas e fazendo ajustes que precisamos fazer”, completou Seabra.

Classificação no Brasileiro

Com o tropeço diante do Inter, o Cruzeiro permanece na sétima colocação, com 37 pontos em 23 jogos. O Inter ganha duas posições e sobe para o 11º lugar, com 28 pontos em 20 jogos.

Próximos jogos

Cruzeiro e Internacional voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (28), no Mineirão, às 19h30 (de Brasília). As equipes “pagarão” o jogo atrasado da 5ª rodada. A partida, originalmente, aconteceria em maio. Porém, por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o duelo precisou ser adiado.

Resultados do Cruzeiro nos últimos jogos do Brasileiro

21ª rodada - Cruzeiro 1 x 2 Fortaleza - Kleber Andrade, em Cariacica, no ES
22ª rodada - Cruzeiro 0 x 0 Atlético - Mineirão, em Belo Horizonte, em MG
23ª rodada - Vitória 2 x 2 Cruzeiro - Barradão, em Salvador, na BA
24ª rodada - Internacional 1 x 0 Cruzeiro - Beira-Rio, em Porto Alegre, no RS

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.