O atacante Stênio foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (10) como reforço do Karpaty Lviv, clube da Primeira Divisão da Ucrânia. Sem espaço no Cruzeiro, Stênio rescindiu o seu contrato com a equipe celeste e acertou com os ucranianos. O clube celeste manterá uma porcentagem dos direitos econômicos do jovem jogador.
Em seu perfil oficial no Instagram, o Karpaty Lviv anunciou a contratação de Stênio.
“O jovem começou a jogar futebol no Cruzeiro. Pelo time natal, Stênio estreou na Série A do Brasil. No total, o jogador disputou 43 partidas pelo Cruzeiro em diversos torneios. Em 2021, jogou pela base do jovens do Torino, e passou a última temporada emprestado ao AVS português, com o qual escolheu a passagem para a divisão de elite”, escreveu o Karpaty na rede social.
Investida de outro clube
A Itatiaia apurou que antes da diretoria cruzeirense negociar Stênio com os ucranianos, o Botafogo-SP fez proposta pelo jogador. A oferta, por empréstimo, foi rejeitada. O clube de São Paulo propôs que os clubes dividissem o salário do atleta, o que não foi aceito pelo Cruzeiro.
“Mudar para o Karpaty é uma grande oportunidade para mim. Tenho experiência na Europa, então não haverá problemas de adaptação na Ucrânia. Além disso, sinto-me confortável sozinho, porque estou habituado a viver sem a minha família e longe de casa. Em Lviv, quero jogar futebol, desenvolver-me e ajudar o Karpaty”, disse, em entrevista ao clube ucraniano.
Nova experiência na Europa
Até junho deste ano, Stênio estava emprestado ao AVS, da Segunda Divisão do Campeonato Português. Com a camisa do time lusitano, o jovem entrou em campo em 18 oportunidades, sendo apenas cinco como titular. Ao todo, ele marcou um gol e deu uma assistência.
Anteriormente, Stênio já havia tido passagem pela Europa. Em 2022, o atacante esteve emprestado ao Torino, da Itália. Porém, o jovem não compôs o time principal do time de Turim e ficou apenas na equipe sub-19. Ao todo, ele entrou em campo 29 vezes, sendo 24 como titular, e marcou seis gols
Stênio no Cruzeiro
Com a camisa do Cruzeiro, Stênio recebeu a primeira oportunidade como profissional em 2020. Nos 43 jogos no time principal da Raposa, ele balançou as redes duas vezes e deu uma assistência. O atacante foi peça importante no título da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2022, sendo um reserva bastante utilizado por Pezzolano.