O Cruzeiro anunciou oficialmente nesta sexta-feira (21) a contratação do zagueiro Jonathan Jesus. O jogador de 20 anos assinou contrato com a equipe celeste até junho de 2029.
O clube celeste pagará R$ 8,25 milhões por 80% dos direitos. O Ceará seguirá com 10%. Os números foram confirmados pelo Vozão.
“Seja Bem-Vindo, Jonathan Jesus! O zagueiro de 20 anos chega do Ceará, com contrato definitivo até junho de 2029, para reforçar o elenco celeste”, publicou o Cruzeiro nas redes sociais.
Primeiras palavras após o anúncio da contratação
Em entrevista ao canal oficial do Cruzeiro no Youtube, o zagueiro comemorou o acerto com o clube.
“Expectativa muito gigante de estar em um clube desse, enorme, como o Cruzeiro. Espero poder ajudar e ganhar muitos títulos com essa camisa. Muito bom receber o apoio da torcida, essa expectativa muito gigante. Espero poder estrear o mais rápido possível para essa torcida linda”, disse.
“Pode esperar o máximo de mim, Nação Azul. Vou dedicar ao máximo, dar tudo dentro de campo”, completou.
Negociação
Sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), Pedro Lourenço chegou a abordar o interesse em Jonathan Jesus e que iria fazer um negócio transparente. “Inclusive, chegou para mim um jogador do time do Norte. Falei: ‘Negativo’. Você vai ligar para o presidente e falar com ele, conversar com ele”, disse, em referência a
O zagueiro foi revelado pelo Ceará em 2023 e, em 2024, soma 13 partidas. Desse total, foram nove como titular do Vozão.
Ele entrou em campo na última partida do Ceará, na segunda-feira (10). Jonathan Jesus foi titular na vitória por 3 a 2 sobre o Vila Nova-GO fora de casa, no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), pela nona rodada da Segunda Divisão.
Carreira de Jonathan Jesus
As primeiras chances de Jonathan Jesus no time principal do Ceará ocorreram ainda na Série B do ano passado. Nesta temporada, o defensor já atuou em 13 partidas e busca o primeiro gol como profissional.
Com 20 anos, Jonathan de Jesus Alves é natural de São Vicente, no litoral paulista. Chegou ao Ceará para fazer teste em 2021 indicado pelo seu tio, o ex-volante Heleno Faísca, que jogou no Vozão entre 2009 e 2012.
Mas com um detalhe: o teste foi para ser centroavante. O avaliador era o também ex-volante João Marcos, ídolo do Ceará, que observou potencial no garoto de 1,87m para jogar na zaga. Na nova posição ele foi aprovado e começou a treinar a base do Ceará.
Jonathan subiu para o profissional em 2023, com o técnico Eduardo Barroca, mas se destacou mesmo na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. Logo após o torneio foi efetivado no time profissional para a disputa das competições do ano.
Apesar do Ceará ter contratado para a zaga Ramon Menezes, ex-Cruzeiro, e Matheus Felipe, do Athletico-PR, Jonathan ganhou espaço e hoje forma a defesa titular com outro prata da casa do Vozão, David Ricardo.
Terceiro reforço para a janela de transferências
Com o anúncio da contratação de Jonathan Jesus, o Cruzeiro chega a três reforços confirmados até aqui antes da abertura da janela de transferências. Antes, o clube celeste confirmou o goleiro Cássio e o atacante Kaio Jorge.
Em vias de serem oficializados também estão o atacante argentino Lautaro Díaz e o volante Matheus Henrique.