O atacante Dudu, do Palmeiras, se manifestou pelas redes sociais nesta segunda-feira (17) após o Cruzeiro anunciar, no último sábado (15), um acordo pela contratação do jogador de 32 anos. O atleta afirmou que seguirá no clube paulista e agradeceu aos mineiros.
“Foram dias intensos, bem angustiantes e resolvi me pronunciar somente após pensar muito e conversar bastante com a minha família. Realmente, recebi uma proposta muito boa e fiquei balançado”, iniciou
“Talvez, eu nunca mais receba uma oportunidade como essa. Tenho 32 anos e me ofereceram 4 anos de contrato. O Cruzeiro é um clube que tenho um enorme carinho e agradeço, demais, pelo reconhecimento, mas sinto que, neste momento, ainda não é a hora de sair e de encerrar o meu ciclo no Palmeiras. Sinto que posso seguir construindo a minha história aqui. Foram dias muito tristes e difíceis. Sofri duras críticas, mas eu sei o que está no meu coração e o quanto respeito essa instituição”, completou.
Na sequência, o Cruzeiro também se manifestou. O clube mineiro disse que retirou a proposta pela contratação do jogador.
“Mediante os fatos que se tornaram públicos nos últimos dias, após o anúncio de acordo entre Cruzeiro, Palmeiras e Dudu, o clube celeste se dirige a sua torcida para informar que retirou oficialmente a proposta ao atacante e à equipe paulista”, iniciou o Cruzeiro.
“O Cruzeiro encara este assunto como encerrado, pois tem a obrigação de contar em seu elenco com atletas de palavra, compromissados, leais e que VERDADEIRAMENTE queiram estar no Cruzeiro”, finalizou o clube celeste.
‘Novela’ Dudu
O Cruzeiro surpreendeu o mercado da bola ao anunciar, no sábado, o acordo pela contratação do jogador. As reações, contudo, não foram positivas depois de muita pressão por parte da torcida palmeirense. Integrantes de uma organizada, inclusive, reuniram-se e conversaram com o atleta no mesmo dia.
O fato gerou um impasse, mesmo com acordo entre Cruzeiro, Palmeiras e representantes de Dudu. Na manhã desse domingo (16),
Por meio de nota, sem dar muitos detalhes, o Palmeiras disse que “Dudu é atleta do clube com contrato vigente até dezembro de 2025”. Já nesta segunda-feira,
“Vou ser muito transparente e falar a verdade. Há uns 25 dias, o Anderson Barros me procurou dizendo que o Dudu informou a ele que tinha recebido uma proposta do Cruzeiro. Ele disse que ficou muito balançado por ser uma proposta boa para ele, para a carreira”, começou, em entrevista ao sportv.
“Essa proposta é aquela de quatro anos de contrato, mais um ano por metas. Um valor de salário superior ao que ele ganha no Palmeiras. Quando o Anderson me falou isso, eu falei ok. Eu quis saber se a proposta existiria. Se existe a proposta formal. O Dudu conversou outras vezes com essa vontade de sair do Palmeiras. Todos nós sabíamos dessa vontade do Dudu em sair do Palmeiras”, disse Leila.
De acordo com a presidente do Palmeiras, Dudu pediu para sair do clube. A
“Deixando claro que quem disse que queria sair do Palmeiras foi o atleta. O Mattos e o Pedrinho me ligaram perguntando se poderiam me mandar a proposta. Foi um acordo entre Palmeiras, Dudu e Cruzeiro. Os três decidiram que o melhor para todos seria aceitar essa proposta. Eu aprovei, o Cruzeiro também. Formalmente, não fomos comunicados de que ele voltaria atrás. Ele tem um compromisso com o Cruzeiro, com o Palmeiras, iniciado por ele. Eu espero que ele fique de acordo e honre com o compromisso que firmou com Cruzeiro e Palmeiras”, disparou.
Dudu no Palmeiras
Ídolo do Palmeiras, Dudu está na segunda passagem pela equipe, esta iniciada em 2021, após empréstimo ao Al-Duhail-EAU pelo clube paulista de 2020 a 2021. O atacante chegou ao Verdão em 2015, após defender o Grêmio.
Com a camisa palmeirense, Dudu soma 433 jogos, com 88 gols e 97 assistências. Foram 13 títulos pelo clube que tem vínculo até o fim de 2025. Veja todos, abaixo:
- Copa do Brasil: 2015
- Campeonato Brasileiro: 2016, 2018, 2022 e 2023
- Campeonato Paulista: 2020, 2022, 2023 e 2024
- Copa Libertadores da América: 2020 e 2021
- Recopa Sul-Americana: 2022
- Supercopa do Brasil: 2023
Por lesões no menisco e ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho direito, Dudu não entra em campo desde 27 de agosto de 2023. O jogador está recuperado desde a última semana, mas ainda não foi acionado pelo técnico Abel Ferreira.
A carreira de Dudu
Natural de Goiânia, Dudu foi revelado pelo Cruzeiro, onde começou no profissional em 2009. Sem muitas chances no clube celeste, o atacante foi emprestado ao Coritiba, mas retornou à Toca da Raposa II em 2011.
O Cruzeiro negociou o então jovem Dudu ao Dynamo de Kiev, da Ucrânia, em 2011. Já em 2014, o atacante foi emprestado ao Grêmio. No ano seguinte, o Palmeiras contratou o jogador após passagem pelo Tricolor Gaúcho.