Ouvindo...

Times

Exclusivo: Mattos abre o jogo e detalha negociações entre Cruzeiro, Dudu e Palmeiras

Alexandre Mattos, do Cruzeiro, revelou à Itatiaia como foi a negociação com o Palmeiras pela contratação de Dudu

Diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos revelou que a negociação com Dudu partiu de um desejo do atacante em deixar o Palmeiras. Em entrevista neste sábado (15) ao ‘Bastidores’, da Itatiaia, o dirigente afirmou que o jogador é aguardado pelo clube celeste para assinar os últimos termos do contrato. Para ele, a negociação não terá uma ‘reviravolta’.

“O Cruzeiro anunciou que chegou a um acordo com o Palmeiras, que estamos esperando o Dudu para fazer exames médicos em Belo Horizonte. Todo mundo sabe que o Dudu está vindo de uma lesão. Depois dos exames médicos, ele vai fazer as assinaturas de contrato, enfim”, disse Mattos.

“Com a transparência e veracidade que sempre tenho com todos. O Dudu procurou o Cruzeiro há mais ou menos uns 20 dias, dizendo que gostaria de novos ares, as coisas dele no Palmeiras… que entende as dificuldades de atuar neste momento, que queria novos ares. Disse ao Dudu das dificuldades, primeiramente financeira. O Dudu, por mérito dele, é um dos principais jogadores em salários no futebol brasileiro. Por mérito dele, é um grande atleta. Sou amigo do Dudu, tenho uma confiança muito grande. Por isso, até ele tem a liberdade de me ligar, dizer as coisas que ele sente, como esse caso, de sair”, completou.

“Falei com ele: ‘Para fazer uma situação dessa, tenho que pedir autorização ao Palmeiras’. Ele disse ‘Alexandre, vou comunicar ao Palmeiras que tenho o desejo de ter novos ares’. Ele fez isso ao Palmeiras em várias situações. Comunicou ao diretor, ao treinador, às pessoas, que gostaria de ter novos ares”.

Acordo fechado neste sábado

Mattos revelou que as partes chegaram a um acerto neste sábado (15). O dirigente celeste disse ainda que Leila Pereira, presidente do Palmeiras, foi muito firme em sua palavra para fechar a negociação.

“Na tarde de hoje, depois de alguns dias de conversa, chegamos a esse acordo. O Cruzeiro teve todo o cuidado antes de fazer qualquer anúncio. Conversei com a Leila, se colocou muito firme no negócio. Falou: ‘Não volto atrás, o negócio está feito. Eu dei minha palavra’. Estamos de braços abertos. Disse isso aos empresários do Dudu, ao próprio Dudu. É até natural, pelo tamanho que é o Dudu, essa pressão de permanência dele. Eu escutei da presidente do Palmeiras que não vão voltar atrás. Cabe agora a gente aguarda o Dudu para fazer exames médicos. É isso que vamos fazer”.

Mattos disse que não acredita em reviravolta no caso. Ele afirmou que toda a polêmica após o anúncio surgiu por pressão nas redes sociais.

“A assinatura é feita após exames médicos. O de praxe é após os exames. O jogador está de acordo com a proposta. No caso do Dudu, se acontecer algo de reviravolta, algo que não acredito, o Dudu é um cara de extrema confiança minha, assim como os empresários, que são pessoas sérias. O que aconteceu, que está todo mundo preocupado, foi de um momento de muita pressão de rede social, de pessoas indo na casa do Dudu, pedindo para ele pensar e repensar”.

Para finalizar, Mattos disse que quer no Cruzeiro apenas pessoas extremamente comprometidas com o projeto do clube. Ele diz que não verá problemas caso Dudu repense a transferência.

“O Cruzeiro está muito seguro. Até pela experiência que a gente tem, de que a gente tem a documentação. A gente tem a certeza que está ok. Não é isso que preocupa é o Cruzeiro. O Cruzeiro é muito grande. O que temos que fazer dentro do Cruzeiro é ter pessoas, atletas, profissionais, membros da comissão técnica, que estejam com vontade enorme de estar no Cruzeiro. Se o Dudu me ligar e dizer: ‘Alexandre, repensei’. O Dudu vai seguir a vida dele, sem problema nenhum”, concluiu.

O anúncio surpresa do Cruzeiro na tarde deste sábado (15) gerou enorme repercussão nacional. Torcedores do Palmeiras foram às redes sociais protestar contra a saída do jogador. Enquanto isso, os cruzeirenses comemoraram a contratação daquele que é um dos maiores ídolos da história alviverde.

A Itatiaia apurou que o Cruzeiro vai pagar ao Palmeiras cerca de R$ 23 milhões pela contratação de Dudu. O jogador chegará de forma definitiva ao clube celeste e assinará vínculo de quatro anos com a possibilidade de renovar por mais um.

Leia também

Carreira de Dudu

Revelado pelo Cruzeiro em 2009, Dudu fez as categorias de base na Toca da Raposa I. Com apenas 18 anos, ele foi emprestado ao Coritiba para a disputa da Série B. Já em 2011, o ainda jovem jogador retornou ao clube mineiro e foi integrado ao time principal. Naquele ano, ele entrou em campo em 18 vezes, marcou dois gols e deu duas assistências.

Ainda que tivesse começado a receber oportunidades com a camisa do Cruzeiro, Dudu ganhou os holofotes de todo o mundo quando jogou pela Seleção Brasileira de base. O atacante foi um dos principais jogadores do título do mundial sub-20. Naquele torneio, ele entrou em campo sete vezes e marcou dois gols.

Tamanho destaque fez com que Dudu fosse negociado com o Dynamo Kyiv, da Ucrânia, por 5 milhões de euros - cerca de R$ 11,6 milhões na época. Porém, no frio da Europa, o atacante pouco jogou, e retornou ao futebol brasileiro em 2014, para o Grêmio, por empréstimo. Com a camisa tricolor, ele fez 55 jogos, oito gols e deu cinco assistências.

A boa temporada fez com que o atacante fosse requisitado por diversos clubes no ano seguinte. Até que o diretor de futebol do Palmeiras na época, Alexandre Mattos - hoje, no Cruzeiro - atropelou a concorrência e fechou com o jogador de forma surpreendente. E assim começava uma era de títulos e vitórias com a camisa alviverde.

Ao todo, foram 433 partidas pelo Palmeiras em nove temporadas. Além disso, ele conquistou uma Copa do Brasil (2015), três Campeonatos Brasileiros(2016, 2018, 2022 e 2023), três Campeonatos Paulistas (2020, 2022 e 2023), duas Copas Libertadores (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter de esportes da Itatiaia. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Túlio Kaizer é jornalista esportivo com grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.
Leia mais