Ouvindo...

Times

Como os torcedores de Cruzeiro e Palmeiras reagiram à transferência de Dudu

Clube celeste surpreendeu na tarde deste sábado e anunciou chegada do jogador do Palmeiras

A torcida do Cruzeiro ficou empolgada nas redes sociais após o clube surpreender e anunciar a contratação do atacante Dudu, de 32 anos. O jogador pertencia ao Palmeiras.

Para contratar o atacante, o Cruzeiro pagará ao Palmeiras 4 milhões de euros, conforme apurou a Itatiaia. O jogador, que assinará contrato com a Raposa por quatro temporadas, tinha vínculo com o clube paulista até o fim de 2025.

Nas redes sociais, os torcedores demonstraram muita empolgação com a contratação do atacante, ídolo e grande vencedor com a equipe palmeirense.

“O Uai Madrid ataca novamente”, escreveu um torcedor. “Voltei pro braço do meu povo, mais forte e cabuloso!”, publicou outro. “Quem brincou, não brinca mais …. Voltamoooooos”, comemorou mais um.

Veja outras publicações de cruzeirenses nas redes

Palmeirenses lamentam

Também nas redes sociais, torcedores do Palmeiras lamentaram a saída de Dudu. O clube não fez nenhuma publicação sobre a negociação, mas os palmeirenses invadiram outras postagens para reclamarem da diretoria. Veja abaixo.

Leia também

Dudu no Palmeiras

Dudu ficou quase um ano sem ser relacionado para jogos pelo Palmeiras. Em agosto de 2023, ele rompeu o ligamento do joelho direito e ficou longo período em tratamento.

Na última quinta-feira (13), ele ficou no banco de reservas na vitória da equipe paulista sobre o Vasco, por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, mas não foi acionado pelo técnico Abel Ferreira. Após a partida, o jogador revelou a emoção de voltar a viver a “adrenalina de um jogo”.

“A noite no Allianz foi mais um momento muito especial para mim, pois voltei a sentir a adrenalina de um jogo e toda a vibração da torcida”, escreveu nas redes sociais.

O último jogo oficial do atacante foi em 27 de agosto do ano passado, contra o Vasco, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Na partida, ele sofreu a grave lesão no joelho.

Após meses de recuperação, ele voltou a treinar com o grupo do Palmeiras e participou de alguns jogos-treino. No último sábado (8), ele fez um dos gols da equipe palmeirense.

Carreira

Revelado pelo Cruzeiro em 2009, Dudu fez as categorias de base na Toca da Raposa I. Com apenas 18 anos, ele foi emprestado ao Coritiba para a disputa da Série B. Já em 2011, o ainda jovem jogador retornou ao clube mineiro e foi integrado ao time principal. Naquele ano, ele entrou em campo em 18 vezes, marcou dois gols e deu duas assistências.

Ainda que tivesse começado a receber oportunidades com a camisa do Cruzeiro, Dudu ganhou os holofotes de todo o mundo quando jogou pela Seleção Brasileira de base. O atacante foi um dos principais jogadores do título do mundial sub-20. Naquele torneio, ele entrou em campo sete vezes e marcou dois gols.

Tamanho destaque fez com que Dudu fosse negociado com o Dynamo Kyiv, da Ucrânia, por 5 milhões de euros - cerca de R$ 11,6 milhões na época. Porém, no frio da Europa, o atacante pouco jogou, e retornou ao futebol brasileiro em 2014, para o Grêmio, por empréstimo. Com a camisa tricolor, ele fez 55 jogos, oito gols e deu cinco assistências.

A boa temporada fez com que o atacante fosse requisitado por diversos clubes no ano seguinte. Até que o diretor de futebol do Palmeiras na época, Alexandre Mattos - hoje, no Cruzeiro - atropelou a concorrência e fechou com o jogador de forma surpreendente. E assim começava uma era de títulos e vitórias com a camisa alviverde.

Ao todo, foram 433 partidas pelo Palmeiras em nove temporadas. Além disso, ele conquistou uma Copa do Brasil (2015), três Campeonatos Brasileiros(2016, 2018, 2022 e 2023), três Campeonatos Paulistas (2020, 2022 e 2023), duas Copas Libertadores (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Túlio Kaizer é jornalista esportivo com grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.
Leia mais