Ouvindo...

Times

Cruzeiro confirma acordo por Jonathan Jesus, do Ceará; veja valores

Clube celeste pagará cerca de R$ 8 milhões pelo zagueiro de 21 anos

O Cruzeiro confirmou, na noite desta sexta-feira (14), um acordo para a compra dos direitos econômicos do zagueiro Jonathan Jesus, de 21 anos, do Ceará.

Conforme antecipou a Itatiaia, o clube celeste pagará R$ 8,25 milhões por 80% dos direitos. O Ceará seguirá com 10%. Os números foram confirmados pelo Vozão, que também divulgou uma nota nesta noite.


De acordo com a nota do Cruzeiro, Jonathan é aguardado em Belo Horizonte nos próximos dias para realizar exames médicos e assinar contrato por cinco temporadas.

Em função do acerto com o Cruzeiro, Jonathan não viajou com a delegação do Ceará para o jogo contra o Brusque, neste domingo (16), às 16h, no Gigantão das Avenidas, em Santa Catarina, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Jonathan é o quatro reforço contratado pelo Cruzeiro para esta janela de transferências. Antes dele, foram anunciados acordos com o goleiro Cássio e os atacantes Lautaro Díaz e Kaio Jorge. A expectativa é de que, nos próximos dias, o clube celeste oficialize acordos com os volantes Fabrizio Peralta, do Cerro Porteño, e Matheus Henrique, do Sassuolo, da Itália.

Vale lembrar que o Cruzeiro só poderá contar com os reforços a partir de 10 de julho, quando será aberta a janela de inscrições de atletas na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Leia também

Carreira de Jonathan Jesus

As primeiras chances de Jonathan Jesus no time principal do Ceará ocorreram ainda na Série B do ano passado. Nesta temporada, o defensor já atuou em 13 partidas e busca o primeiro gol como profissional.

Com 20 anos, Jonathan de Jesus Alves é natural de São Vicente, no litoral paulista. Chegou ao Ceará para fazer teste em 2021 indicado pelo seu tio, o ex-volante Heleno Faísca, que jogou no Vozão entre 2009 e 2012.

Mas com um detalhe: o teste foi para ser centroavante. O avaliador era o também ex-volante João Marcos, ídolo do Ceará, que observou potencial no garoto de 1,87m para jogar na zaga. Na nova posição ele foi aprovado e começou a treinar a base do Ceará.

Jonathan subiu para o profissional em 2023, com o técnico Eduardo Barroca, mas se destacou mesmo na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. Logo após o torneio foi efetivado no time profissional para a disputa das competições do ano.

Apesar do Ceará ter contratado para a zaga Ramon Menezes, ex-Cruzeiro, e Matheus Felipe, do Athletico-PR, Jonathan ganhou espaço e hoje forma a defesa titular com outro prata da casa do Vozão, David Ricardo.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Portal de esportes da Itatiaia
Leia mais