Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Novo diretor do Cruzeiro, Edu Dracena manda recado à torcida e detalha função

Ex-jogador do clube, de 42 anos, volta à Toca da Raposa II para trabalhar com Alexandre Mattos e Paulo Pelaipe

Edu Dracena, novo diretor-técnico do Cruzeiro, na Toca da Raposa II, em BH

Por meio de um vídeo divulgado pelo Cruzeiro neste sábado (4), Edu Dracena explicou quais serão os seus desafios como novo diretor-técnico do clube. O ex-jogador, de 42 anos, assumiu o cargo deixado por Paulo Autuori na semana passada.

“Minha função é dar auxílio para os jogadores, para a comissão técnica, diretoria, porque a gente sabe que, de repente, fica uma lacuna. Os jogadores ficam com vergonha, tímidos para conversar com a diretoria, com o treinador. Então, estamos aqui para facilitar e para somar. Eu sei o quão pesada e respeitosa é a camisa do Cruzeiro. Espero fazer o nosso melhor e conseguir os nossos objetivos”, disse.

No vídeo, Edu Dracena, anunciado na tarde deste sábado (4), rasgou elogios ao Cruzeiro e revelou um sentimento de gratidão pelo tempo vivido na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, durante a conquista da Tríplice Coroa.

“Emoção muito grande de retornar ao Cruzeiro e a Belo Horizonte. É um lugar que fui muito feliz como atleta e agora voltando em outra função. A mesma emoção que eu sentia em 2003 estou sentindo em 2024. Retorno a esse clube que tenho uma gratidão, uma alegria muito grande. Podem ter certeza que vou fazer o meu melhor, como sempre fiz quando vestia a camisa como jogador. Agora, fora de campo, ajudando, auxiliando da melhor forma possível”, complementou Edu Dracena.

Edu Dracena de volta ao Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou, na tarde deste sábado (4), a contratação do diretor-técnico Edu Dracena. O novo dirigente da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) desembarcou pela manhã no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e já iniciou os trabalhos na Toca da Raposa II.

“Edu Dracena é o novo Diretor Técnico do Cruzeiro! O ex-zagueiro fez história no clube entre 2003 e 2006, foi destaque na campanha da Tríplice Coroa, e retorna ao time celeste para contribuir no departamento de futebol. Seja bem-vindo de volta, que seja mais um capítulo de muito sucesso no Cabuloso!”, divulgou o clube celeste nas redes sociais.

Na gestão de Pedro Lourenço, o Cruzeiro contou com as chegadas de Alexandre Mattos, CEO do futebol, Paulo Pelaipe, novo diretor executivo de futebol, e, agora, com Edu Dracena.

Carreira de Edu Dracena

Edu Dracena encerrou a carreira como jogador em 2018, no Palmeiras. Fora dos campos, trabalhou como assessor do futebol do Palmeiras e depois como coordenador-técnico do Santos, em 2022.

O ex-defensor tem grande história no Cruzeiro, onde atuou entre 2003 e 2006. Na Toca da Raposa II, foi campeão do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro em 2003, sequência conhecida como a Tríplice Coroa. Ele ainda ergueu as taças dos Estaduais de 2004 e 2006.

Ao todo, Edu Dracena marcou 13 gols em 161 apresentações com a camisa cruzeirense.

Revelado pelo Guarani em 1999, Dracena defendeu ainda Olympiacos-GRE, Fenerbahçe-TUR, Santos, Corinthians e Palmeiras.

Na carreira de atleta, Dracena ainda passou pelas Seleções Brasileiras de base e principal.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.