O Cruzeiro anunciou, na tarde desta sexta-feira (3), a contratação de Paulo Pelaipe, de 73 anos, como diretor executivo de futebol. Ele chegou ao clube depois de passagem pelo Botafogo-SP, onde atava como diretor de futebol desde 2021.
“
Antes, trabalhou como gerente de futebol do Flamengo, em 2019. No clube, foi campeão carioca, do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América. Na primeira passagem pela equipe rubro-negra, entre 2012 e 2014, conquistou o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil.
Outro trabalho de destaque de Pelaipe foi no Grêmio, onde o dirigente iniciou sua carreira no futebol. Ele participou das conquistas da Copa do Brasil de 2001, da Série B de 2005, e foi vice-campeão da Libertadores, em 2007.
Pelaipe é um antigo conhecido de Alexandre Mattos novo “homem forte” da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste. Os dois fazem parte da Associação Brasileira de Executivos de Futebol (ABEX). “Conheço o Alexandre, nós temos boa relação pela Abex (Associação Brasileira dos Executivos de Futebol) e desde os tempos em que estava no Grêmio e ele no América”, ressaltou.
Mudanças no futebol do Cruzeiro
Com a venda da SAF cruzeirense para o empresário Pedro Lourenço, mudanças significativas aconteceram no departamento de futebol do clube.
Nos últimos dias, Pedro Martins, diretor de futebol desde janeiro de 2022, deixou a Toca da Raposa II para acertar com o Vasco da Gama. O ex-jogador Paulo André, diretor de estratégias, seria o substituto, mas com a mudança no comando da SAF, deixará o clube junto do ex-jogador Ronaldo, o antigo sócio-majoritário.
Outro que deixou o Cruzeiro foi Paulo Autuori. Ele ocupava o cargo de diretor-técnico.