Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro anuncia contratação de Paulo Pelaipe como diretor executivo de futebol

Profissional chega ao clube depois de passagem pelo Botafogo-SP, onde era diretor de futebol desde 2021

Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou, na tarde desta sexta-feira (3), a contratação de Paulo Pelaipe, de 73 anos, como diretor executivo de futebol. Ele chegou ao clube depois de passagem pelo Botafogo-SP, onde atava como diretor de futebol desde 2021.

Paulo Pelaipe é o novo Diretor Executivo de Futebol do Cruzeiro! Com histórico de títulos e passagens pelo Grêmio, Flamengo, Vasco e Botafogo-SP, o profissional chega para reforçar o departamento de futebol do clube. Seja bem-vindo! #FechadoComOCruzeiro”, escreveu o Cruzeiro, no anúncio da contratação.

Antes, trabalhou como gerente de futebol do Flamengo, em 2019. No clube, foi campeão carioca, do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América. Na primeira passagem pela equipe rubro-negra, entre 2012 e 2014, conquistou o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil.

Outro trabalho de destaque de Pelaipe foi no Grêmio, onde o dirigente iniciou sua carreira no futebol. Ele participou das conquistas da Copa do Brasil de 2001, da Série B de 2005, e foi vice-campeão da Libertadores, em 2007.

Pelaipe é um antigo conhecido de Alexandre Mattos novo “homem forte” da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste. Os dois fazem parte da Associação Brasileira de Executivos de Futebol (ABEX). “Conheço o Alexandre, nós temos boa relação pela Abex (Associação Brasileira dos Executivos de Futebol) e desde os tempos em que estava no Grêmio e ele no América”, ressaltou.

Mudanças no futebol do Cruzeiro

Com a venda da SAF cruzeirense para o empresário Pedro Lourenço, mudanças significativas aconteceram no departamento de futebol do clube.

Nos últimos dias, Pedro Martins, diretor de futebol desde janeiro de 2022, deixou a Toca da Raposa II para acertar com o Vasco da Gama. O ex-jogador Paulo André, diretor de estratégias, seria o substituto, mas com a mudança no comando da SAF, deixará o clube junto do ex-jogador Ronaldo, o antigo sócio-majoritário.

Outro que deixou o Cruzeiro foi Paulo Autuori. Ele ocupava o cargo de diretor-técnico.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.