Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Zagueiro se despede do Cruzeiro e segue por empréstimo a time da Série B

Ruan Santos foi liberado por Larcamón devido ao elevado número de zagueiros no atual elenco do Cruzeiro

Ruan Santos fez apenas um jogo na equipe principal do Cruzeiro

O zagueiro Ruan Santos usou suas contas particulares nas redes sociais para se despedir do Cruzeiro. O jovem defensor foi emprestado pelo clube celeste ao Vila Nova-GO até o fim da Série B deste ano, como antecipado pela Itatiaia.

No “X”, antigo Twitter, e no Instagram, Ruan Santos postou uma foto com a seguinte frase: “Foi um prazer, Cruzeiro”.

Com pouco espaço no time do técnico Nicolás Larcamón, Ruan Santos terá mais oportunidades de jogar na equipe goiana. Dessa forma, tem a chance de ganhar minutos em campo na temporada de 2024.

A concorrência por vaga na zaga titular do Cruzeiro está acirrada. No elenco principal, Larcamón conta com Neris, Zé Ivaldo, João Marcelo, Pedrão, além de Lucas Villalba e Palacios, que podem ser utilizados no setor.

Ruan Santos no Cruzeiro

Ruan Santos fez apenas um jogo no time principal do Cruzeiro. Ele foi campeão da Série B de 2022. Em 27 de outubro daquele ano, o zagueiro fez seu único jogo na equipe principal cruzeirense. Foi contra o Grêmio Novorizontino, fora de casa, na 37ª rodada.

O “Cria da Toca” entrou em campo aos 28 minutos do segundo tempo no lugar de Zé Ivaldo. Ele ajudou a equipe celeste a vencer por 4 a 1.

Pelo time sub-20, Ruan Santos atuou 45 vezes e marcou quatro gols. O jogador foi campeão Mineiro e da Copa do Brasil Sub-20 no ano passado.

Promovido no Cruzeiro no fim de 2023, Ruan Santos tinha a expectativa de jogar na equipe principal neste ano.

Investidas de outros clubes

Recentemente, Ruan Santos recebeu proposta do Raków Częstochowa, da Polônia. A oferta foi de empréstimo com opção de compra ao final da temporada. O Cruzeiro receberia algo em torno de R$ 1,6 milhão (300 mil euros na cotação atual), mas nem abriu conversas com a equipe europeia.

Em agosto de 2023, a Itatiaia informou que o Red Bull Bragantino tinha o interesse no empréstimo, também com opção de compra, do jogador. O Cruzeiro não aceitou a oferta.

Assédio internacional

Além do assédio do Red Bull Bragantino, a Itatiaia noticiou no ano passado que o Ludogorets, da Bulgária, o Dínamo Zagreb, da Croácia, e o Club Brugge, da Bélgica, sondaram a situação do jogador. As procuras aconteceram antes da renovação contratual com o zagueiro.

O Cruzeiro é dono de 60% dos direitos econômicos de Ruan Santos. O Palmeiras tem outros 30%, enquanto o próprio Ruan tem 10%.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.