Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Ídolo no Cruzeiro, tricampeão do mundo Piazza ganhará biografia

Anderson Olivieri e Wilson Piazza assinaram contrato para lançamento de biografia

Ídolo histórico do Cruzeiro, o eterno capitão Wilson Piazza terá sua história no futebol contada em biografia. A obra literária que abordará a trajetória do ex-meio-campista será escrita pelo jornalista cruzeirense Anderson Olivieri, autor de outras seis publicações relacionadas ao clube celeste.

O pontapé inicial para o planejamento da obra literária foi dado nesse sábado (16), com a assinatura do contrato entre o escritor e o ex-jogador.

“Estou feliz com a parceria com o Piazza. Eu o conheci em 2009 e, desde então, sempre o considerei alguém cuja história de vida merece um grande livro. Em campo, ele é um campeoníssimo. Fora dele, um ser humano espetacular. É sempre bom biografar gente dessa grandeza”, disse Olivieri à Itatiaia.

A expectativa do autor é que o livro seja lançado em 2024.

Segundo Olivieri, o livro promete passear por eventos importantes da vida do craque além do futebol. A experiência na política, como vereador de Belo Horizonte por 16 anos, e as décadas dedicadas à assistência ao atleta profissional, por meio da AGAP-MG e FAAP, também merecerão destaque na obra.

A editora responsável pela produção do texto é a Vitalia.

Outras obras de Olivieri

Anderson Olivieri já realizou trabalhos em parceria com Alex, o craque da Tríplice Coroa, conquista do Cruzeiro que comemorou 20 anos, em 2023. Ele é também biógrafo do ex-jogador Müller e atuou, como ghostwriter, em mais de uma dezena de livros de personalidades da política, do universo artístico e do mundo jurídico.

Do time campeão da Taça Brasil, em 1966, Piazza será o terceiro jogador a merecer uma biografia. Antes, haviam ganhado as páginas literárias o ex-goleiro Raul Plassmann e o ex-meio-campista Dirceu Lopes.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.