Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Conheça o técnico Fernando Gago, alvo do Cruzeiro no mercado

Argentino, de 37 anos, comandou o Racing até outubro deste ano

Alvo do Cruzeiro, Fernando Gago comandou o Racing entre 2021 e 2023

Um dos nomes analisados pela diretoria celeste, Fernando Gago se encaixa no perfil traçado pela Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro. O jovem treinador, de 37 anos, inclusive, atuou com Ronaldo em 2006/2007 no Real Madrid, da Espanha.

Em 2021, o ex-volante Gago se aposentou como jogador pelo Vélez Sarsfield e, no mesmo ano, assumiu o comando do modesto Aldosivi. Ao todo, em sua primeira experiência como técnico, ele somou sete vitórias em 26 jogos.

Apesar do trabalho inicial não ter sido de grande destaque, Gago foi contratado pelo Racing ainda no fim de 2021 e ficou à frente da Academia até 2 de outubro deste ano. No período, a equipe se configurava normalmente no esquema 4-3-3 e era agressiva, com pressão na saída de bola adversária e presença de dois pontas e um centroavante no ataque.

Nos últimos anos, o Racing se notabilizou por efetivar técnicos mais jovens, como Diego Cocca (ex-Seleção Mexicana), Eduardo Coudet (ex-Atlético e hoje no Inter) e Sebastián Beccacece (no Elche, da Espanha).

Pelo Racing, Fernando Gago conquistou, até então, os dois únicos títulos como treinador: o Trofeo de Campeones e a Supercopa Internacional. Por lá, o ex-meio-campista somou 116 jogos e conquistou 55 vitórias.

Sem confirmar os resultados esperados na Copa Libertadores e na Copa Argentina, Gago pediu demissão após forte pressão da torcida.

Times que Gago já dirigiu na carreira

  • Aldosivi (2021) - 26 jogos e 7 vitórias
  • Racing (2021 a 2023) - 116 jogos e 55 vitórias

Carreira de Gago como jogador

Revelado nas categorias de base do Boca Juniors, Fernando Gago estreou como profissional em 2005 e, no mesmo ano, foi campeão pela Argentina no Mundial Sub-20. O ex-volante atuou em todas as sete partidas da competição. Com a camisa do Boca, ele foi bicampeão de forma consecutiva da Copa Sul-Americana.

Considerado um líder no vestiário, Fernando Gago também foi campeão da Copa Libertadores pelo Boca, em 2007, e campeão olímpico pela Argentina em 2008. Pelos xeneizes, conhecido pela boa técnica e pela saída de bola, Gago disputou 84 jogos em sua primeira passagem pelo clube.

Rapidamente, a forte personalidade de Gago o credenciou para compor o elenco do Real Madrid uma temporada e meia após ter feito a sua estreia como profissional. Pelo time merengue, ele fez 120 gols e contribuiu com um gol e três assistências.

Empréstimos e retorno em definitivo à Argentina

Sem espaço no elenco madrilenho em 2011/2012, Gago foi emprestado à Roma, da Itália, onde disputou 32 confrontos e marcou um gol.

No ano seguinte, em 2013, Gago deixou o Real Madrid e foi comprado pelo Valencia, também da Espanha. Pelos “Morcegos”, o argentino atuou em 18 partidas e deu uma assistência.

Na mesma temporada, foi emprestado pelo Valencia ao Vélez Sarsfield, clube em que encerrou a carreira, e retornou definitivamente à Argentina. Por lá, fez oito jogos e não marcou gols.

Há quase uma década, em 2014, Gago voltou ao Boca Juniors e ficou até 2019. No longo período, o ex-volante entrou em campo 115 vezes, e anotou sete gols e duas assistências.

Emprestado pelo Boca ao Vélez, em 2020, Gago conviveu com lesões e poucas atuações no fim da carreira. Até 2021, quando decidiu pendurar as chuteiras, aos 34 anos, ele fez só mais 16 jogos e não balançou as redes.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.