Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro x Athletico-PR: prováveis escalações para jogo do Brasileirão

Equipes vão se enfrentar na quinta-feira (30), às 20h, no Mineirão, pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

No primeiro turno, Athletico-PR e Cruzeiro empataram por 3 a 3, em Curitiba

Com a presença da torcida, Cruzeiro e Athletico-PR vão se enfrentar na quinta-feira (30), às 20h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O duelo será válido pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

No primeiro turno, deu empate

Em confronto pela 17ª rodada do Brasileirão, Athletico-PR e Cruzeiro ficaram no 3 a 3, na Ligga Arena, em Curitiba. Os paranaenses marcaram com Madson, Pablo e Fernandinho, enquanto os mineiros balançaram as redes com Arthur Gomes (2) e Wesley.

Cruzeiro deve ter Mineirão lotado contra o Athletico-PR

O Cruzeiro divulgou, na tarde desta quarta-feira (29), a primeira parcial de ingressos para o duelo com o Athletico-PR. Mais de 25 mil pessoas já compraram bilhetes para a partida. Em busca dos três pontos, o Cruzeiro aguarda mais de 45 mil torcedores no Gigante da Pampulha.

Conforme apurou a Itatiaia, apesar do ótimo público, o Cruzeiro haverá restrições sobre a presença do torcedor no estádio. O Setor Amarelo do Gigante da Pampulha, que sempre recebe as organizadas Máfia Azul e Pavilhão Independente, estará fechado.

O acesso das duas torcidas ao estádio com “vestimentas, equipamentos, acessórios” também está vetado. Além disso, o Cruzeiro seguirá impedido de contar com o seu torcedor em partidas como visitante no Brasileirão.

Na derrota celeste por 1 a 0 para o Coritiba, pela 24ª rodada da Série A, no Durival Britto, as duas torcidas se envolveram em uma briga dentro do gramado. Por causa da rixa, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu os clubes, preventivamente, de jogar com portões fechados até o julgamento do mérito.

Como a sessão do STJD ocorreria nessa segunda (27) e foi adiado para segunda-feira (4), o departamento jurídico do Cruzeiro obteve um efeito suspensivo para ter o seu torcedor contra o Athletico-PR.

“A punição preventiva visa assegurar o resultado útil do julgamento até que este ocorra (...) Nesse contexto (de adiamento do julgamento), a lógica por trás da punição preventiva/liminar perde o sentido porque o clube não pode sofrer o ônus do adiamento do julgamento”, explicou o advogado Gustavo Lopes.

No empate com o Vasco por 2 a 2, em 22 de novembro, o Cruzeiro não contou com a presença da torcida no Mineirão, pela 33ª rodada.

Mudanças no Cruzeiro

Em relação ao time que venceu o Goiás, na Serrinha, em Goiânia, o Cruzeiro tem três dúvidas para enfrentar o Athletico-PR. No meio-campo, Paulo Autuori decidirá entre Ian Luccas ou Lucas Silva e, mais à frente, entre Mateus Vital ou Japa.

Já no ataque, Arthur Gomes, após ter cumprido suspensão na 35ª rodada, deve recuperar a titularidade.

Wesley será ausência. O jogador passará por cirurgia no ombro esquerdo, conforme divulgou o Cruzeiro na noite desta quarta-feira (29).

Cruzeiro aumentou chances de ‘Sula’

Um dos objetivos estabelecidos pela diretoria do Cruzeiro, a participação na Copa Sul-Americana em 2024 ganhou muita força com a vitória sobre o Goiás. Com gol de Robert, aos 50 minutos do segundo tempo, o time celeste chegou aos 44 pontos, deixou a zona de rebaixamento e está na 14ª posição na tabela.

Antes da bola rolar em Goiânia, o Cruzeiro tinha probabilidade de 35,2% de disputar a competição internacional, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Agora, com a vitória no confronto direto, o índice passou a ser de 61,3%.

Vale ressaltar que, na configuração do Brasileirão este ano, os classificados para a Copa Sul-Americana serão os times que ficarem entre oitavo e 14º lugares.

Chances de rebaixamento

Conforme a UFMG, o Cruzeiro viu as suas chances de rebaixamento diminuírem consideravelmente. Por causa dos três pontos somados na Serrinha, em Goiânia, a equipe de Paulo Autuori tem probabilidade de 5,7% de cair. Antes, o índice era de 27,9%.

  • Goiás: 99,68%

  • Vasco: 52,3%

  • Bahia: 30%

  • Santos: 10,3%

  • Cruzeiro: 5,7%

  • Fortaleza: 1,7%

Em casa, Cruzeiro tem campanha de Z4

Em Belo Horizonte, o Cruzeiro tem apenas a 18ª campanha no campeonato, com 18 pontos conquistados em 51 possíveis. No geral, a Raposa venceu quatro partidas, empatou seis e perdeu sete, um aproveitamento de 35,29%. Somente Coritiba (29,41%) e América (25,93%) têm números piores como mandante.

Diante do Furacão, o Cruzeiro disputará a sua 12ª partida no Mineirão nesta temporada. Ao todo, o time celeste perdeu cinco, empatou outras cinco e só venceu o Bahia no Gigante da Pampulha em 2023.

Cruzeiro tem três jogadores pendurados no Brasileirão

Com dois cartões amarelos, o lateral-direito William e os volantes Machado e Lucas Silva correm risco de desfalcar o Cruzeiro nas próximas rodadas do Brasileirão. O trio, inclusive, deve ser titular na partida contra o Furacão.

Baixas e retornos no Athletico-PR

Titulares no empate sem gols contra o Vasco, Esquivel e Canobbio não vão atuar em Minas Gerais. Enquanto o lateral-esquerdo argentino está com pubalgia, o atacante uruguaio alegou dores musculares na coxa.

Embora não tenha duas peças, o técnico Wesley Carvalho contará com os retornos do zagueiro Kaíque Rocha, do meia Alex Santana e do atacante Rômulo. O trio se recuperou de lesão e voltou a ficar à disposição do Furacão.

Além dos “reforços”, o Athletico-PR ganhou a novidade do meia Dudu, de apenas 17 anos. O jogador retornou da Indonésia, onde disputou a Copa do Mundo Sub-17 pela Seleção Brasileira.

Aproveitamento do Athletico-PR fora de casa

No confronto, o Furacão tenta melhorar o aproveitamento modesto como visitante. Fora de Curitiba, o Athletico-PR tem a 11ª melhor campanha no Brasileirão. Ao todo, o time comandado por Wesley Carvalho somou 17 pontos em 17 jogos, com quatro vitórias, cinco empates e oito derrotas. O índice é de 33,33%.

Além do duelo com o Cruzeiro, no Mineirão, o Athletico-PR ainda deixará a capital paranaense na 38ª rodada. Na ocasião, a equipe visitará o Cuiabá na quarta-feira (6), às 21h30 (de Brasília), na Arena Pantanal.

Athletico-PR não vence há seis jogos

O jejum de vitórias do Athletico é, atualmente, a quarta maior marca do Campeonato Brasileiro. O já rebaixado América é quem está há mais tempo sem vencer, com 13 partidas. Fortaleza, com nove jogos, e Botafogo, com oito, também não derrotam nenhum oponente há um período considerável.

Com o empate diante do Vasco, o Athletico-PR se complicou na briga por uma vaga para a Copa Libertadores em 2024. Isso porque os comandados de Wesley Carvalho ocupam a 8ª posição na tabela, com 52 pontos. O RB Bragantino fecha o G6, com 59.

Cruzeiro x Athletico-PR

Provável Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castan e Marlon; Filipe Machado, Ian, Mateus Vital (Japa); Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Arthur GomesTécnico: Paulo Autuori.

Provável Athletico-PR

Bento; Cacá, Thiago Heleno e Vinícius Kauê; Cuello, Erick, Fernandinho e Christian; Vitor Bueno, Bruno Zapelli e Willian Bigode. Técnico: Wesley Carvalho.

Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 30 de novembro de 2023 (quinta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)

Transmissão
Rádio Itatiaia, no 95,7 FM e no Youtube
TV: Premiere

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).