Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro praticamente se livra do rebaixamento se vencer Athletico, diz UFMG

Partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro será disputada no Mineirão, mas com portões fechados

Vitória sobre o Athletico-PR deve livrar o Cruzeiro do rebaixamento

Depois de bater o Goiás fora de casa com gol marcado nos últimos minutos dos acréscimos, o Cruzeiro já se prepara para enfrentar o Athletico-PR nesta quinta-feira (30), às 20h (de Brasília), no Mineirão. O jogo contra os paranaenses é decisivo para ao futuro do time celeste, já que uma vitória seria praticamente uma garantia de permanência da Série A.

De acordo com o matemático Gilcione Costa, a chance de o Cruzeiro ser rebaixado com 47 pontos é de apenas 1,54%, o que é considerado “um risco muito pequeno” pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Veja jogos e risco de rebaixamento dos times do Campeonato Brasileiro

Após o triunfo sobre o Goiás, o time celeste chegou aos 44 pontos na tabela de classificação e pulou para a 13ª colocação no Campeonato Brasileiro. Os eventuais 47 pontos atingidos em caso de vitória sobre o Athletico-PR praticamente garantiriam o clube na Série A em 2024.

Na média de todos os times, o risco de queda com 47 pontos é de 2,9%. Segundo Gilcione, o número para o Cruzeiro é menor por uma série de fatores, incluindo confronto diretos entre adversários , número de vitórias e saldo de gols.

Depois do Athletico-PR, o time celeste ainda encara Botafogo (fora) e Palmeiras (em casa), times que são postulantes ao título do Campeonato Brasileiro. Um empate nos dois jogos finais, combinado com o eventual triunfo sobre o Furacão, deixaria o rebaixamento praticamente impossível.

Probabilidade de queda do Cruzeiro por pontuação

  • 44 pontos: 49.3%

  • 45 pontos: 31.0%

  • 46 pontos: 10.8%

  • 47 pontos: 1.54%

  • 48 pontos: 0.07%

  • 49 pontos: 0.003%

  • 50 pontos: 0.000%

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.