O técnico Paulo Autuori terá que encontrar um substituto para o atacante Arthur Gomes, desfalque do Cruzeiro na partida contra o Goiás, nesta segunda-feira (27), às 21h (de Brasília), na Serrinha, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo no empate por 2 a 2 com o Vasco.
Sem o camisa 19, as opções do treinador cruzeirense para o setor ofensivo são: Wesley, Stênio, Robert, Paulo Victor, Rafael Papagaio e o garoto Fernando.
A entrada de Wesley poderia ser a opção mais viável, mas a fase do atacante não ajuda. Os gols perdidos pelo camisa 11 em momentos decisivos, em partidas importantes, deixam a situação do jogador bem complicada.
Wesley chegou a ser titular neste ano, e na atual edição do Brasileiro entrou em 28 jogos até aqui.
Pratas da casa
Outra opção é Stênio, prata-da-casa do clube, que não tem tido tanto espaço na equipe titular. A última vez que ele entrou em campo foi na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Rio de Janeiro, na 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Isso, saindo do banco de reservas para atuar por 11 minutos.
Robert é outro garoto que busca espaço na equipe principal. Ele já participou de cinco partidas na Série A do Brasileirão neste ano, três no segundo turno (Internacional, São Paulo e Corinthians), e duas no primeiro (Coritiba e Vasco).
Correndo por fora, o jovem Fernando, artilheiro do time sub-20 neste ano, segue em busca de espaço. A entrada do jogador no time tem sido muito cobrada pelos torcedores. E Paulo Autuori precisou dar justificativas sobre as poucas chances dadas ao prata da casa.
"(Fernando) Já esteve no banco. Não é porque tem 20 gols, é um jogador que estava sendo analisado. Ele conseguiu ir bem. Mas, as coisas não são análises simplistas, que tem 20 gols, vai entrar e vai fazer também (no profissional)”, disse Autuori, em entrevista coletiva após o empate em 2 a 2 do Cruzeiro com o Vasco, em partida atrasada da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Mais um contestado
Contratado pela gestão Ronaldo, Paulo Victor é outra opção para a vaga de Arthur Gomes. O jogador chegou à Toca II neste ano, mas está longe de ter caído nas graças da torcida. Até agora, fez oito jogos no Brasileiro, nenhum como titular (Cuiabá, América, Fluminense, Grêmio, Botafogo, Goiás, Coritiba e Vasco).
Para piorar, ele ainda não marcou nenhum gol nesta temporada.
Paulo Victor voltou ao Brasil após estar em baixa no futebol europeu, onde jogou em Portugal e na Espanha. O contrato do atacante foi assinado em definitivo até junho de 2025.
Entrada de um centroavante
Autuori pode optar pelo aproveitamento de Rafael Papagaio como centroavante. Se assim ele desejar, teria que deslocar Bruno Rodrigues para a beirada do campo. Atualmente, o camisa 9 tem feito o papel de referência no ataque.