Para se distanciar da zona de rebaixamento, o Cruzeiro tentará vencer o Atlético no domingo (22), às 16h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte. O clássico, válido pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, pode marcar a entrada ou o afastamento do time celeste do grupo dos quatro últimos colocados.
Diante do maior rival, o Cruzeiro, na 15ª posição, com 31 pontos, busca se recuperar na competição. A equipe de Zé Ricardo não vence há quatro rodadas e tem um ponto de vantagem para a zona da degola.
Campanha de 2023 é pouco melhor que a de 2019
Em 2023, o Cruzeiro tem como principal objetivo permanecer na Série A. Com a sequência de maus resultados, o
Após 27 jogos no Campeonato Brasileiro deste ano, o Cruzeiro somou sete vitórias, 10 empates e 10 derrotas. No período, ele marcou 24 gols e sofreu os mesmos 24.
Já em 2019, ano em que foi rebaixado, o Cruzeiro estava na zona de rebaixamento após o fim da 27ª rodada. Àquela altura, a equipe celeste tinha vencido seis partidas, empatado dez e perdido em outras 11 ocasiões. Ao todo, o Cruzeiro havia marcado 22 vezes e sofrido 34 gols.
Cruzeiro chega ao clássico pressionado
Derrotado pelo Flamengo, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro terá que reverter o cenário justamente contra o Atlético. Pressionado, o clube de Ronaldo não vence há mais de um mês, quando goleou o Santos por 3 a 0, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada.
Por outro lado, o Atlético vive sua melhor fase no Brasileirão. Os comandados de Felipão derrotaram o Palmeiras na última rodada, em São Paulo, por 2 a 0. A equipe ocupa a 7ª colocação na tabela, com 43 pontos.