Com o desfecho da 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro aumentou as chances de se classificar para a Copa Sul-Americana. Por outro lado, o time celeste também viu a probabilidade de rebaixamento para a Série B também crescer.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro fechou a 23ª rodada com 47,9% de ir à Sul-Americana em 2024, principal objetivo da diretoria antes do início do Brasileirão. Agora, o índice é de 49,4%, mesmo com a derrota para o Fluminense. Isso porque concorrentes diretos pela vaga, como Cuiabá, Internacional e São Paulo também perderam na 24ª rodada.
Já em relação às chances de rebaixamento, a UFMG prevê 11,1% para os comandados de Zé Ricardo. Ao final da 23ª rodada, esse número era de 7,7%. A probabilidade aumentou por causa das vitórias de Vasco (que deixou o Z4) e Santos e do empate do Goiás.
Com os resultados da 24ª rodada, o Cruzeiro viu a diferença de pontos para a zona de rebaixamento ser reduzida de seis para quatro.
Cruzeiro tem confronto direto na próxima rodada
No domingo (1º), às 16h (de Brasília), o Cruzeiro terá um clássico e um confronto direto contra o América. Enquanto o time celeste ocupa a 12ª posição na tabela, com 29 pontos, o Coelho é o vice-lanterna da competição, com 17.