Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro aumenta chances de Sul-Americana, mas também de rebaixamento; veja

Time de Zé Ricardo tem o desafio de disputar competição internacional em 2024, mas se preocupa também em se distanciar do Z4 no Campeonato Brasileiro

Zé Ricardo tenta conduzir o Cruzeiro à próxima edição da Copa Sul-Americana

Com o desfecho da 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro aumentou as chances de se classificar para a Copa Sul-Americana. Por outro lado, o time celeste também viu a probabilidade de rebaixamento para a Série B também crescer.

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro fechou a 23ª rodada com 47,9% de ir à Sul-Americana em 2024, principal objetivo da diretoria antes do início do Brasileirão. Agora, o índice é de 49,4%, mesmo com a derrota para o Fluminense. Isso porque concorrentes diretos pela vaga, como Cuiabá, Internacional e São Paulo também perderam na 24ª rodada.

Já em relação às chances de rebaixamento, a UFMG prevê 11,1% para os comandados de Zé Ricardo. Ao final da 23ª rodada, esse número era de 7,7%. A probabilidade aumentou por causa das vitórias de Vasco (que deixou o Z4) e Santos e do empate do Goiás.

Com os resultados da 24ª rodada, o Cruzeiro viu a diferença de pontos para a zona de rebaixamento ser reduzida de seis para quatro.

Cruzeiro tem confronto direto na próxima rodada

No domingo (1º), às 16h (de Brasília), o Cruzeiro terá um clássico e um confronto direto contra o América. Enquanto o time celeste ocupa a 12ª posição na tabela, com 29 pontos, o Coelho é o vice-lanterna da competição, com 17.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.

Ouvindo...