Começam nesta quinta-feira (7) as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada no México, Canadá e Estados Unidos. Dez Seleções estão na disputa por seis vagas ao mundial, que pela primeira vez terá 48 equipes.
Nesta sexta (8), começa a caminhada para Brasil e Bolívia. As Seleções se enfrentam às 21h45 (de Brasília) no estádio Mangueirão, em Belém-PA, em uma partida com gosto especial para o principal nome do
Revelado pelo Vitória e de grande identificação com o Cruzeiro, o atacante Marcelo Moreno, de 36 anos, vai se tornar o jogador que mais vezes vestiu a camisa da Bolívia na história. Atualmente no Independiente del Valle-EQU, ele soma 102 partidas pela Seleção, e diante do Brasil, vai superar Ronald Raldes para estabelecer o novo recorde, com 103 participações.
Apesar de ter nascido na Bolívia, Moreno é filho de pai brasileiro e tem dupla nacionalidade. Além de ter começado a carreira defendendo o Leão e a Raposa, ele ainda jogou por Grêmio e Flamengo no futebol do Brasil. Outros clubes da carreira dele incluem Shakhtar Donetsk-UCR, Werder Bremen-ALE e Cerro Porteño-PAR.
No Cruzeiro, o atacante foi um dos grandes nomes estrangeiros e acumula três passagens na Toca da Raposa. O primeiro destaque veio entre 2007 e 2008; depois, voltou por empréstimo em 2014; e por fim, teve uma passagem mais discreta entre 2020 e 2021.
Pela equipe celeste, o atacante fez 142 jogos e marcou 52 gols. Foi campeão brasileiro em 2014 e bicampeão mineiro, em 2008 e 2014.