Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Com Ronaldo de olho, Cruzeiro tenta espantar crise em duelo com o Bragantino

Equipes vão se enfrentar neste domingo (3), às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro

Equipes de Fernando Seabra e Pedro Caixinha se enfrentam neste domingo

Em crise na Série A do Campeonato Brasileiro e sob os olhares de Ronaldo, o Cruzeiro receberá o RB Bragantino neste domingo (3), às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O duelo será válido pela 22ª rodada da competição.

Sem vencer há sete rodadas, o Cruzeiro foi goleado pelo Grêmio, por 3 a 0, em Porto Alegre, no último domingo (27). Já o time de Pedro Caixinha derrotou o Cuiabá, por 2 a 0, no domingo (27), em Bragança Paulista.

Cruzeiro terá interino pela 1ª vez em quase 3 meses

Diante do RB Bragantino, o Cruzeiro terá um técnico interino no comando após quase três anos. Após a demissão de Pepa, na terça-feira (29), o time celeste foi comandado por Fernando Seabra, da categoria sub-20, em todos os treinamentos.

A última vez que o Cruzeiro teve um interino em um jogo oficial foi há quase três anos. Em 29 de janeiro de 2021, Célio Lúcio esteve à beira do campo no empate sem gols com o Paraná, em Curitiba, pela 38ª rodada da Série B de 2020.

Cruzeiro ainda não venceu no Mineirão em 2023

Contra o RB Bragantino, o Cruzeiro quer um tabu: é que a equipe ainda não venceu no Mineirão na temporada. Pelo Brasileirão, o time celeste perdeu para o Fluminense e para o Fortaleza, além dos empates contra Botafogo e Corinthians.

Dúvidas no time do Cruzeiro

Para a partida, Seabra terá o retorno de opções importantes, principalmente no setor defensivo. Recuperado de uma lesão no tornozelo direito, o zagueiro Oliveira volta a ficar à disposição. Além disso, o lateral William, que superou uma lesão na coxa direita, deve ganhar a posição de Palacios.

No meio-campo, o volante Ian Luccas voltou a ser relacionado. Desfalque na derrota para o Grêmio, o meio-campista se recuperou de um trauma no tornozelo direito.

Já no ataque, Fernando Seabra deverá promover uma mudança. Por opção do treinador, Wesley deverá perder a vaga de titular para Bruno Rodrigues. O camisa 9 formaria o trio de ataque com Arthur Gomes e Rafael Papagaio.

Pendurados no Cruzeiro

Com dois cartões amarelos, o zagueiro Luciano Castán, o lateral Palacios, os volantes Machado e Matheus Jussa e o atacante Bruno Rodrigues correm risco de desfalcar o Cruzeiro nas próximas rodadas.

Campanha do Cruzeiro em casa

Quarto pior mandante do Brasileirão, a equipe cruzeirense somou apenas 12 pontos em 11 jogos, com três vitórias, três empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 36,36%.

Outro fator que chama a atenção, do ponto de vista negativo, é a baixa produção do ataque em casa. Ao todo, foram só cinco gols marcados (um contra de Rafinha, do São Paulo) e oito sofridos.

Desfalques no Bragantino

Com boa campanha no Brasileirão, o RB Bragantino não terá o principal artilheiro da equipe na temporada. O atacante Eduardo Sasha, com lesão na coxa, não enfrentará o Cruzeiro.

Contratado em 31 de março, após ser peça importante no Atlético, Sasha já marcou 11 gols e cinco assistências em 26 jogos.

Além do camisa 19, Pedro Caixinha não poderá contar com os zagueiros Eduardo Santos (cirurgia no joelho) e Lucas Cunha (cirurgia no joelho), com o volante Raul (cirurgia no joelho), com os meias Nathan Camargo (cirurgia no joelho) e Eric Ramires (lesão na coxa) e o atacante Henry Mosquera (lesão no joelho).

Novidades no RB Bragantino

Na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, o lateral-direito Andrés Hurtado e o volante Jadsom Silva, revelado pelo Cruzeiro, cumpriram suspensão. Agora, eles voltam a ser opções para Caixinha na capital mineira.

Recuperado de um desconforto muscular, o meia Bruninho voltou aos treinamentos e deve ser relacionado para o próximo jogo. De luto pela perda da mãe no dia 19 deste mês, o meia Lucas Evangelista retomou as atividades na última terça (29) e a tendência é que seja titular no domingo (3).

Venda de destaque do RB Bragantino melou

Após ter encaminhado a contratação do lateral Juninho Capixaba, o CSKA Moscou não apresentou garantias bancárias ao time paulista. Com isso, mesmo com a despedida na última semana, o defensor voltará a atuar pelo RB Bragantino diante do Cruzeiro.

A transação giraria em torno de 5,5 milhões de euros (R$ 28,9 milhões na cotação atual).

Campanha do RB Bragantino fora de casa

Fora de casa, o RB Bragantino tem se mostrado um visitante indigesto. Ao todo, o Massa Bruta conquistou 13 pontos em 10 partidas, com três vitórias, quatro empates e três derrotas. Nesses jogos, a equipe marcou 12 gols e sofreu 14.

Cruzeiro x RB Bragantino

Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Mateus Vital; Arthur Gomes, Bruno Rodrigues e Papagaio. Técnico: Fernando Seabra (interino).

RB Bragantino

Cleiton; Andrés Hurtado, Luan Patrick, Léo Ortiz e Juninho Capixaba; Jadsom Silva, Matheus Fernandes e Lucas Evangelista; Helinho, Sorriso e Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha.

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data e horário: 3 de setembro de 2023, domingo, às 18h30 (de Brasília)

Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ)

Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA) e Luiz Claudio Regazone (RJ)

VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)

Transmissão: Itatiaia (YouTube, 610 AM e 95,7 FM) e Premiere (pay-per-view)

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.