Gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo chegará em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (29), para ajudar a escolher o substituto de Pepa. Nesta terça (29), o técnico português foi demitido pelo clube celeste, após um jejum de sete rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro.
No mês passado, em entrevista ao podcast Mano a Mano, Ronaldo falou sobre a contratação de estrangeiros no Brasileirão. À época, o Fenômeno disse aprovar o comando de gringos em times brasileiros, além dos profissionais estarem mais bem preparados.
“Você vê que, hoje, temos só na Série A do Campeonato Brasileiro, 9 ou 10 treinadores estrangeiros. Eles estão, na minha opinião, mais bem preparados que os brasileiros. Sei que vou ser criticado por isso, muita gente vai achar que não tenho patriotismo, que prefiro estrangeiro, mas não. É o negócio. É o futebol. Você tem que contratar os melhores. E, hoje, não é que não tenha. Tem brasileiro preparado, mas passa a ser uma coisa muito cara também”, comentou.
No podcast, Ronaldo também rasgou elogios aos técnicos portugueses. No Cruzeiro, Pepa comandou o clube em 25 jogos e teve uma passagem de pouco mais de cinco meses.
“A escola portuguesa de treinadores é maravilhosa e eles aprenderam muito com a gente, com nossos atletas indo jogar lá. Você vê que a qualificação deles (portugueses) está muito à frente dos brasileiros”, disse o ex-atacante.
Ronaldo à frente do Cruzeiro
Ronaldo adquiriu 90% das ações da SAF do Cruzeiro em dezembro de 2021 e trouxe Paulo Pezzolano, hoje no Real Valladolid, da Espanha, onde também é acionista. O uruguaio liderou a campanha de recuperação do Cruzeiro para a Série A e, durante a sua passagem, participou de 63 jogos, com 34 vitórias, 13 empates e 16 derrotas.
Em março, Pezzolano deixou a equipe após um acordo com os dirigentes e embarcou para a Espanha. Para substituí-lo, o português Pepa assumiu a equipe. No período, foram sete vitórias, oito empates e 10 derrotas.
Pepa teve início fulminante no Cruzeiro
Nas seis primeiras rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro conquistou quatro vitórias e iniciou a competição com desempenho acima das expectativas.
Paralelamente ao Brasileirão, o time celeste se classificou sobre o Náutico, na 3ª fase, e foi eliminado pelo Grêmio, nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Queda de rendimento do Cruzeiro com Pepa
Prejudicado pelas lesões de titulares, como Ramiro, Matheus Pereira, Lucas Oliveira e William, o Cruzeiro caiu de rendimento. Além disso, o jejum de sete rodadas sem vencer no Brasileirão pesou ainda mais para a demissão de Pepa.
No último domingo (27), os jogadores do Cruzeiro saíram em defesa do treinador e afirmaram que Pepa não era o culpado pela má fase do time. Porém, na prática, a diretoria avaliou o trabalho de forma diferente e optou pela interrupção do trabalho.
Retrospecto de Pepa no Cruzeiro
Contratado em 20 de março deste ano, Pepa chegou ao Cruzeiro para substituir Paulo Pezzolano, que deixou o clube antes de assumir o Real Valladolid, da Espanha. O português dirigiu o clube mineiro em 25 jogos e conseguiu sete derrotas, além de oito empates e 10 derrotas.
Demissão de Pepa
O
Além de Pepa, também deixam o clube Samuel Correia, Pedro Oliveira, Pedro Azevedo e Hugo Silva.
Segundo o Cruzeiro, Fernando Seabra e Vinícius Rovaris irão conduzir o treinamento desta terça-feira (29), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
“O nome do novo comandante será anunciado nos próximos dias”, informou o clube.