Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Eleições do Cruzeiro: Granata e Nagib fecham acordo e serão candidatos

Chapa formada por ex-vice-presidente do clube e ex-presidente do Conselho se chamará ‘De Palestra a Cruzeiro’

Nagib Simões e Ronaldo Granata serão candidatos no Cruzeiro

O ex-vice-presidente do Cruzeiro, Ronaldo Granata, e o ex-presidente do Conselho Deliberativo, Nagib Simões, fecharam um acordo para concorrer à eleição para a presidência do clube. Eles ainda convidaram o desembargador Antônio Carlos Cruvinel para integrar a chapa, que recebeu o nome ‘De Palestra a Cruzeiro’.

Granata será o ‘cabeça de chapa’. Cruvinel é candidato a 1º vice, enquanto Nagib tentará ser o 2º vice. O pleito, que ainda não tem data marcada, mas acontecerá em outubro, definirá o presidente para o triênio 2024-2026.

Em documento enviado a conselheiros e obtido pela Itatiaia, a chapa diz que seu principal plano é “resgatar a tradição do Palestra Itália e a busca pela renovação e modernidade”. “Apresentamos pessoas competentes, com credibilidade, conduta ilibada e prontas para implementar uma gestão responsável, eficiente e inovadora”.

Dois dos concorrentes têm história recente na gestão do Cruzeiro. Enquanto Granata integrou a gestão do ex-presidente Wagner Pires de Sá (2018-2019) como vice-presidente, Nagib Simões foi presidente do Conselho Deliberativo entre novembro de 2020 e abril de 2022, quando renunciou ao cargo.

O atual presidente do Cruzeiro é Sérgio Santos Rodrigues, que tem mandato até o fim de 2023. Ele não concorre à reeleição.

‘De Palestra a Cruzeiro’

No documento enviado aos conselheiros, a chapa define seis pilares de gestão. São eles:

  1. Apoio à Sociedade Anônima do Futebol (SAF)

  2. Gestão técnica e transparente

  3. Reestruturação dos clubes sociais

  4. Desenvolvimento do esporte especializado

  5. Valorização dos grupos sociais

  6. Incentivo à modernização do Estatuto

Eleição no Cruzeiro

A chapa encabeçada por Granata enfrentará concorrência no Conselho Deliberativo do Cruzeiro.

No último dia 25, o atual vice-presidente do Cruzeiro, Lidson Potsch, lançou a chapa ‘Cruzeiro Consciente’, que ainda tem Clemenceau Chiabi e Waldeyr Estevão como 1º e 2º vices, respectivamente. O grupo tem apoio de Santos Rodrigues.

Os principais objetivos da chapa, segundo nota oficial dos próprios integrantes da “Cruzeiro Consciente”, são:

  1. Buscar a eficiência administrativa, desenvolvimento e sustentabilidade dos clubes de lazer

  2. Ter uma administração pautada pela ética, integridade e transparência

  3. Manter uma relação colaborativa com a SAF

  4. Cumprir o plano de pagamento das dívidas da Recuperação Judicial e equilibrar o desempenho financeiro com a responsabilidade social.

“O Cruzeiro sofreu muito nos últimos anos, chegando a uma dívida considerada uma das maiores do Brasil. Vivenciamos um momento de muito sacrifício e reorganização, e com isso o Cruzeiro sobreviveu, voltou à Série A com a SAF, e ainda tem um grande caminho a percorrer, para a resolução de seus problemas”, aponta Lidson Potsch.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Chefe de reportagem do esporte digital da Itatiaia desde março de 2023. Jornalista multimídia, com especialização em jornalismo digital, foi repórter do jornal Estado de Minas e do Superesportes por 10 anos.