Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro faz oferta por zagueiro de time português, mas valores travam negócio

Brasileiro João Basso, de 26 anos, entrou no radar da Raposa, mas negociação é tratada com cautela pelas cifras envolvidas

João Basso entrou na mira do Cruzeiro, mas valores assustaram

Em busca de contratações para reforçar o elenco do técnico Pepa, o Cruzeiro fez uma oferta ao Arouca, de Portugal, pelo zagueiro João Basso, de 26 anos. A informação foi divulgada inicialmente pelo site português OGol e confirmada pela Itatiaia.

À reportagem, o empresário Márcio Bittencourt, responsável por gerir a carreira do defensor brasileiro, afirmou que o Cruzeiro fez um contato com a equipe portuguesa, mas os valores desejados pelo Arouca, inicialmente, afastaram o clube celeste do negócio.

“O Cruzeiro fez uma consulta, me parece até que formalizou uma proposta, mas não chegou no valor que o Arouca deseja. Diante disso, acho que será difícil o negócio caminhar para um desfecho”, disse Bittencourt à Itatiaia.

O empresário admitiu que o Arouca deseja receber cerca de 2 milhões de euros (R$ 10 milhões) pelo zagueiro. O valor seria por uma composição em que o comprador teria 80% dos direitos econômicos.

De acordo com OGol, o Al-Akhdoud, da Arábia Saudita, é outro clube na briga por Basso. O Vitória de Guimarães, também de Portugal, teria demonstrado interesse, mas foi outro a se retirar das negociações em função das cifras envolvidas.

João Basso

Revelado pelo Paraná, João Basso recebeu as primeiras chances como profissional em 2015. Foram 22 jogos pelo time paranista e nenhum gol marcado. O zagueiro deixou o Brasil para jogar pelo Estoril, de Portugal, na temporada 2016/17, quando marcou um gol em quatro jogos.

Do Estoril, João Basso foi emprestado ao Real SC, onde atuou mais: foram 23 jogos e dois gols, na temporada 2017/18.

Em 2018, Bosso retornou ao Estoril e só foi utilizado no time sub-23 (31 jogos e nove gols).

No ano seguinte, após as desconfianças, Bosso enfim despontou em Portugal. Em 2019, já com a camisa do Arouca, o defensor assumiu a titularidade e fez quatro temporadas sólidas. Pelo clube, já são 136 jogos, 19 gols e três assistências.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Chefe de reportagem do esporte digital da Itatiaia desde março de 2023. Jornalista multimídia, com especialização em jornalismo digital, foi repórter do jornal Estado de Minas e do Superesportes por 10 anos.