Em busca de contratações para reforçar o elenco do técnico Pepa, o Cruzeiro fez uma oferta ao Arouca, de Portugal, pelo zagueiro João Basso, de 26 anos. A informação foi divulgada inicialmente pelo site português OGol e confirmada pela Itatiaia.
À reportagem, o empresário Márcio Bittencourt, responsável por gerir a carreira do defensor brasileiro, afirmou que o Cruzeiro fez um contato com a equipe portuguesa, mas os valores desejados pelo Arouca, inicialmente, afastaram o clube celeste do negócio.
“O Cruzeiro fez uma consulta, me parece até que formalizou uma proposta, mas não chegou no valor que o Arouca deseja. Diante disso, acho que será difícil o negócio caminhar para um desfecho”, disse Bittencourt à Itatiaia.
O empresário admitiu que o Arouca deseja receber cerca de 2 milhões de euros (R$ 10 milhões) pelo zagueiro. O valor seria por uma composição em que o comprador teria 80% dos direitos econômicos.
De acordo com OGol, o Al-Akhdoud, da Arábia Saudita, é outro clube na briga por Basso. O Vitória de Guimarães, também de Portugal, teria demonstrado interesse, mas foi outro a se retirar das negociações em função das cifras envolvidas.
João Basso
Revelado pelo Paraná, João Basso recebeu as primeiras chances como profissional em 2015. Foram 22 jogos pelo time paranista e nenhum gol marcado. O zagueiro deixou o Brasil para jogar pelo Estoril, de Portugal, na temporada 2016/17, quando marcou um gol em quatro jogos.
Do Estoril, João Basso foi emprestado ao Real SC, onde atuou mais: foram 23 jogos e dois gols, na temporada 2017/18.
Em 2018, Bosso retornou ao Estoril e só foi utilizado no time sub-23 (31 jogos e nove gols).
No ano seguinte, após as desconfianças, Bosso enfim despontou em Portugal. Em 2019, já com a camisa do Arouca, o defensor assumiu a titularidade e fez quatro temporadas sólidas. Pelo clube, já são 136 jogos, 19 gols e três assistências.