Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Brilhou ou fracassou? O paradeiro de Guzmán, colombiano que quase fechou com Cruzeiro em 2021

Cruzeiro voltou a negociar com um jogador colombiano após tratativas frustradas com o meia Yeison Guzmán

Yeison Guzmán com a camisa de Tolima e Atlético Nacional, da Colômbia

O Cruzeiro anunciou, nessa segunda-feira (19), a contratação do polivalente lateral-direito Helibelton Palacios. Essa foi a primeira negociação do clube com um jogador colombiano desde as tratativas frustradas com o meia Yeison Guzmán. Em 2021, a Raposa chegou a anunciar a contratação do jogador, que se recusou a jogar na Toca dias depois.

Diante da chegada de um colombiano ao clube, a Itatiaia buscou saber qual o paradeiro de Guzmán. O meia brilhou após rejeitar a Raposa? Transformou-se no destaque que muitos projetavam? Tem tido regularidade? Veja, abaixo, na reportagem.

Yeison Guzmán e Cruzeiro

Considerado umas das grandes promessas do futebol colombiano, Yeison Guzmán, que na época atuava pelo Envigado, foi anunciado pelo presidente Sérgio Santos Rodrigues como reforço do Cruzeiro em 15 de abril de 2021. Na época, ainda que o clube celeste sofresse com problemas financeiros, foi divulgada a compra de US$1,2 milhão (cerca de R$ 6 milhões) por 80% dos direitos.

Porém, cinco dias após o anúncio, em 20 de abril, Yeison Guzmán mudou de ideia e decidiu não se transferir para o Cruzeiro. A diretoria celeste alegou que o meia assinou um documento dando o seu aceite às condições oferecidas - o que foi negado pelo atleta.

Diante da rejeição do colombiano, o Cruzeiro levou o caso à Fifa. Ramiro Ruiz, presidente do Envigado, afirmou ter tratado o documento enviado pelo clube celeste como uma carta e não como um contrato. O processo foi encerrado apenas em julho de 2022, sem um final satisfatório para a Raposa.

Atlético Nacional

No dia 27 de julho de 2021, pouco mais de um mês após se negar a jogar no Cruzeiro, Yeison Guzmán foi anunciado como reforço do Atlético Nacional, outro time da Colômbia. O meia chegou com status de promessa no novo clube, mas nunca conseguiu se firmar como titular.

Na primeira temporada pelo Atlético Nacional, Guzmán atuou apenas pela Liga Colombiana Clausura. No total, foram 21 partidas jogadas, sendo 11 no time inicial (55%), cinco gols marcados e duas assistências. Sua atuação de grande destaque foi em 11 de dezembro de 2021, quando balançou as redes três vezes na vitória sobre o Deportivo Pereira por 5 a 1.

Em 2022, Yeison Guzmán jogou bem mais, mas proporciolmente esteve menos no time titular do Atlético Nacional. No total, foram 40 duelos, sendo apenas 15 como titular (37,5%), quatro gols e uma assistência. O meia chegou a jogar uma partida da Copa Libertadores. Foram 31 minutos em campo no duelo de volta da primeira fase, contra o Olimpia-PAR. A equipe colombiana acabou eliminada após derrota por 4 a 2 no placar agregado.

Tolima

Sem muito espaço no Atlético Nacional, Yeison Guzmán se transferiu em dezembro de 2022 para o Tolima, outro clube de expressão do futebol colombiano. Por lá, o meia tem ganhado regularidade e já soma 23 jogos, sendo 20 como titular, três gols e duas assistências. O jogador entrou em campo em todos os cinco jogos que o clube disputou pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Números de Yeison Guzmán na carreira:

Envigado (2017 - 2021)
  • Jogos: 120

  • Gols: 25

  • Assistências: 17

Atlético Nacional (2021 - 2022)
  • Jogos: 68

  • Gols: 9

  • Assistências: 3

Tolima (2023)
  • Jogos: 23

  • Gols: 3

  • Assistências: 2

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.