Sobrecarregado pela maratona de jogos, o técnico Pepa ainda busca “fechar o time ideal” para a sequência da temporada. Recentemente, o português começou a adotar um revezamento principalmente no ponto de referência ofensivo.
Para o clássico contra o Atlético, a comissão técnica do Cruzeiro faz mistério sobre a utilização de Henrique Dourado ou Gilberto. As equipes vão se enfrentar neste sábado (3), às 18h30 (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Dourado vira ‘sombra’ de Gilberto
Contratado para ser o homem gol do Cruzeiro em 2023, Gilberto não atravessa grande fase na carreira e, desde a chegada de Pepa, passou a ter Henrique Dourado como sombra.
Nos jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, houve alternância entre eles no time titular.
Revezamento no ataque do Cruzeiro
Nas últimas cinco partidas, o ‘Ceifador’ foi escalado como titular em três delas. O centroavante começou o jogo na goleada sobre o América e na derrota para o Cuiabá, pelo Brasileirão. Nessa quarta (31), ganhou a confiança de Pepa no confronto decisivo contra o Grêmio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Por outro lado, Gilberto foi titular no jogo de ida com o Tricolor Gaúcho e também contra o Flamengo; desta vez, pelo Campeonato Brasileiro.
América 0x4 Cruzeiro - Pepa começou com Dourado (saiu para entrada de Gilberto)
Grêmio 1x1 Cruzeiro - Pepa começou com Gilberto (saiu para entrada de Dourado)
Cruzeiro 0x1 Cuiabá - Pepa começou com Dourado (utilizou os dois juntos)
Flamengo 1x1 Cruzeiro - Pepa começou com Gilberto (saiu para entrada de Dourado)
Cruzeiro 0x1 Grêmio - Pepa começou com Dourado (utilizou os dois juntos)
Pepa testou Gilberto e Dourado juntos em dois jogos
Se a fase não é das melhores para Gilberto e Dourado, Pepa testou a utilização dos dois atacantes em dois jogos. Os camisas 21 e 99 atuaram juntos nas derrotas para o Cuiabá e para o Grêmio. Nos duelos, o Cruzeiro sequer marcou um gol.
Números de Gilberto e Dourado em 2023
Em 21 jogos na temporada, Gilberto balançou as redes em seis oportunidades pelo Cruzeiro. Já Henrique Dourado marcou um gol em sete partidas.