Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro: técnico da Seleção fala em ‘privilégio’ por participar da estreia de Ronaldo

Estreia do Fenômeno como jogador profissional completa 30 anos nesta quinta-feira (25)

Ramon Menezes em partida da Seleção Brasileira Sub-20, nessa quarta-feira

Técnico da Seleção Brasileira Sub-20 e ex-jogador, Ramon Menezes relembrou nesta quinta-feira (25) uma vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre a Caldense há 30 anos. A partida, pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro, no Ronaldão, em Poços de Caldas, cidade do Sul de Minas, marcou a estreia do ex-atacante Ronaldo como profissional, aos 16 anos.

À época jovem meia do Cruzeiro, com 19 anos, Ramon Menezes foi o autor do gol celeste na partida - de falta, sofrida por Ronaldo. Hoje também técnico interino da Seleção Brasileira principal, Ramon afirmou que participar dos primeiros passos de R9 como profissional foi um “privilégio” e destacou a habilidade do Fenômeno mesmo com a pouca idade.

“Primeiro, orgulho por ter vestido a camisa do Cruzeiro, por ter atuado ao lado de um dos maiores jogadores do futebol mundial, que depois veio a se tornar o Ronaldo Fenômeno. Mas já naquele primeiro momento ali, nos primeiros passos ali do Ronaldo como atleta profissional, já dava para ver toda sua capacidade, toda sua qualidade técnica, que era um jogador muito diferente, muito acima da média”, disse, à Itatiaia.

“Era muito fácil, parecia ser muito fácil. Todos os gestos, todos os movimentos que ele fazia naquela época já, com 16 anos. E me sinto privilegiado por ter participado deste jogo, logo na estreia do Ronaldo, que é um jogador que marcou. Marcou seu nome na história do clube, na história do Cruzeiro, marcou seu nome na história do futebol brasileiro e do futebol mundial”, completou, também à reportagem.

Ramon

Ramon teve carreira sólida no futebol brasileiro. Revelado no Cruzeiro, o ex-meia também defendeu Bahia, Vitória, Bayer Leverkusen-ALE, Vasco, Atlético, Fluminense, Tokyo Verdy-JAP, Botafogo, Al-Gharafa-CAT, Athletico-PR, Joinville, Caxias e Cabofriense.

O ex-jogador, que atuou pela Seleção Brasileira em 2001, aposentou-se dos gramados em 2013. Desde 2015, Ramon atua como treinador - está na Seleção Brasileira Sub-20 desde março de 2022 e como interino da principal desde fevereiro.

Ronaldo

Ronaldo foi um dos maiores jogadores da história do futebol. Depois da passagem pelo Cruzeiro, o Fenômeno defendeu PSV Eindhoven-HOL, Barcelona-ESP, Inter de Milão-ITA, Real Madrid-ESP, Milan-ITA e Corinthians.

R9 colecionou títulos, sendo as Copas do Mundo de 1994 e 2002 os principais, e foi eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa - em 1996, 1997 e 2002. Ronaldo se aposentou em 2011 e atualmente é um dos gestores do Cruzeiro - desde dezembro de 2021, ao adquirir 90% da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) celeste.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Mineiro de Formiga, Wellington Campos está na Rádio Itatiaia desde agosto de 1990, atuando como correspondente no Rio de Janeiro, cobrindo o dia-a-dia da CBF, Seleção Brasileira e STJD, além dos clubes cariocas e os esportes olímpicos. Participou das coberturas das Copas do Mundo de 1994 (EUA), 1998 (França), 2002 (Coréia do Sul e Japão), 2006 (Alemanha), 2010 (África do Sul) e 2014 (Brasil).