Artilheiro do Cruzeiro na campanha do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, Edu está retornando ao Brasil e volta a ser um jogador do clube a partir de junho. No final de maio, o contrato de empréstimo do atleta com o Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, se encerra.
O clube asiático, pelo qual o Imperador Azul disputou seis jogos e marcou dois gols, já comunicou que não vai exercer a opção de compra em definitivo.
Com o retorno ao Brasil, Edu volta a ser jogador do Cruzeiro e passa a ser analisado pela comissão técnica comandada por Pepa. Neste momento, o português já conta com Gilberto e Henrique Dourado para a posição de centroavante da equipe.
Como de praxe, a diretoria celeste não comenta questões internas do departamento de futebol.
Poucos jogos no Dibba
Após estrear marcando um gol pelo novo clube no dia 23 de janeiro de 2023, o atacante teve poucas participações por conta de uma lesão muscular. Ele se machucou no dia 11 de fevereiro, na partida contra o Al-Wasl.
Na última partida da temporada dos Emirados Árabes, Edu ficou no banco de reservas contra o Al-Nasr e não foi acionado na vitória por 2 a 1 de sua equipe, que acabou sendo rebaixada.