Dono do apito no confronto entre Cruzeiro e Fluminense, no Mineirão, em Belo Horizonte, o árbitro Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP) relatou em súmula que a torcida do clube celeste atirou copos no gramado e “pedras de gelo na direção da arbitragem”. É a sexta partida em 2023 que o Cruzeiro pode ser punido pelo arremesso de objetos em campo.
Segundo o documento oficial da partida, após o fim do primeiro tempo, cruzeirenses arremessaram pedras de gelo contra a equipe de arbitragem. Na ocasião, Flavio Rodrigues de Souza afirmou que os integrantes não foram atingidos.
Já aos oito minutos do segundo tempo, quando o Fluminense marcou o segundo gol, torcedores do Cruzeiro jogaram copos em direção aos jogadores do adversário.
Por fim, o árbitro relatou que, aos 35' da etapa final, o policiamento teve que se posicionar ao lado do banco de reservas do Fluminense para evitar que copos fossem novamente arremessados.
Possíveis punições
Conforme o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Cruzeiro pode ser punido com multa de R$ 100 a R$ 100 mil por episódios de desordem no estádio e/ou lançamento de objetos no gramado. Além disso, o clube celeste pode sofrer uma penalização de um a dez mandos de campo.