Após anunciar aposentadoria nesta segunda-feira (21), Ricardo Goulart foi homenageado pelo Cruzeiro em publicação nas redes sociais. O ex-meia-atacante atuou pelo Cruzeiro entre 2013 e 2014, em 105 partidas.
“Ricardo Goulart, bicampeão brasileiro e campeão mineiro pelo Cruzeiro, está se despedindo dos gramados”, iniciou o Cruzeiro.
“O atacante vestiu a camisa celeste de 2013 até 2015. Em 105 jogos pelo clube, balançou a rede 38 vezes. Relembre alguns gols do craque por aqui! Desejamos muito sucesso nessa nova fase!”, completou, com um vídeo de lances do ex-jogador.
Aos 31 anos, Goulart estava no Bahia e tinha contrato até o fim de 2023.
“Futebol requer muita dedicação, muita disciplina, saio com um histórico bonito. Foi uma decisão muito bem pensada, com meu estafe, família, agora vamos pensar no futuro”, disse Goulart, em entrevista coletiva na sala de imprensa da Arena Fonte Nova, em Salvador.
“Sempre fui um profissional com autocrítica, cheguei no ano passado ao Bahia, este ano fiz a pré-temporada, conseguimos o título baiano. Mas vendo meus jogos, meus números, eu estava me cobrando, na vida tem que saber se retirar. E não foi por falta de dedicação, no último ano da minha carreira me dediquei três vezes mais, mas é preciso ter sabedoria e discernimento”, completou.
Carreira
Campeão de dois Brasileirões (2013 e 2014) e um Campeonato Mineiro pelo Cruzeiro (2014), Goulart iniciou a carreira como profissional no Santo André, em 2009.
Goulart passou por Internacional, em 2011, e Goiás, em 2012, antes de chegar à Raposa. Após boa passagem pelo Esmeraldino, Goulart se destacou ainda mais no Cruzeiro, chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, e foi vendido ao Guangzhou, da China.
Ele atuou pelo Guangzhou entre 2015 e 2018 e, devido a bons números, naturalizou-se chinês e ganhou o nome “Gao Late” para poder servir à seleção da China - o que nunca ocorreu. Goulart retornou ao Brasil em 2019 para atuar pelo Palmeiras, mas voltou ao país asiático em 2020 para defender o Hebei Fortune.
Depois, voltou para o Guangzhou em 2021, passou pelo Santos em 2022 e, desde então, defendia o Bahia.