Ex-camisa 10 do Cruzeiro, Alex participou de um dos anos mais fantásticos da história celeste: 2003, marcado pela conquista da Tríplice Coroa. Por conta daquele ano, o meio-campista foi à Europa para jogar no Fenerbahçe (TUR) na temporada seguinte, e marcou o seu nome para sempre na história do futebol turco.
Marlon, lateral-esquerdo contratado pelo Cruzeiro neste ano, ficou quatro anos na Turquia e sentiu de perto a imensa adoração dos turcos por um dos maiores camisas 10 da história da Raposa.
“O Alex é unanime na Turquia. Acredito que ele seja o jogador brasileiro que os turcos mais gostam. O que ele fez no futebol turco será lembrado para sempre. A gente quando chega lá brincamos com o pessoal quando perguntam, falamos Neymar, enfim. Qualquer turco de qualquer geração fala Alex de Souza”, disse Marlon na Mesa Redonda do Cruzeiro, na Itatiaia.
Alex fez 374 jogos pelo Fenerbahçe entre 2004 e 2012, e marcou 184 gols. Em 2012, o ex-meia ganhou uma estátua na Turquia, o que o deixou muito emocionado à época.
O legado que ele deixou no Fenerbahçe, a marca que ele deixou no futebol turco, é muito importante. Isso ajudou muito, tanto a mim, quanto qualquer brasileiro que chega lá", comentou o lateral-esquerdo.
Marlon, além de Alex, trabalhou com outro jogador que fez história com a camisa do Cruzeiro.
“Não só o Alex, mas eu tive a oportunidade de ser treinado pelo (atacante) Deivid, um ídolo do Fenerbahçe também. Claro, a proporção do Alex no futebol turco é gigantesca. Digna, pela carreira que ele teve, e o grande personagem que ele foi no futebol”, finalizou.