Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

CBV adia semifinal entre Cruzeiro e São José após liminar autorizar Wallace a jogar

Oposto do Cruzeiro, Wallace foi afastado pelo Comitê Olímpico Brasileiro por 90 dias após postagem sobre o presidente da República Lula

Graças ao “caso Wallace”, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) adiou para a próxima quarta-feira (19/4) a partida entre Sada Cruzeiro e São José, marcada inicialmente para este sábado (15/4). A entidade estava em uma situação complicada pelo fato de ter recebido duas decisões contraditórias diante ao episódio do oposto celeste.

De um lado, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) foi favorável ao atleta entrar em quadra. Do outro, seguiu vigente a decisão do Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (CECOB), que suspendeu Wallace por 90 dias. Como a CBV é filiada ao COB, a entidade poderia ser punida se permitisse a participação do jogador.

Confira a nota divulgada pela Confederação Brasileira de Vôlei:

“A CBV informa que, para garantir a integridade e a isenção da Superliga masculina 1XBET 2022/2023, que está em sua fase decisiva, decidiu adiar para quarta-feira (19/4) o primeiro jogo da semifinal entre Sada Cruzeiro e Farma Conde Vôlei SJC, que aconteceria neste sábado (15/4). O primeiro jogo da outra semifinal, entre Itambé Minas e Suzano Vôlei, está mantido para sábado.

Desde quarta-feira, a CBV se viu diante de duas decisões conflitantes, tomadas por dois órgãos independentes (Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil e STJD), sobre o caso envolvendo o atleta Wallace, do Sada Cruzeiro. Assim, decidiu submeter a questão ao Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), instância arbitral com competência para tal, conforme previsto nos estatutos do COB e da CBV.

A CBV lamenta o prejuízo a todos os envolvidos no evento – clubes, jogadores, torcedores, patrocinadores e emissora detentora dos direitos de transmissão. Porém acredita que o adiamento da partida é a melhor solução, já que no cenário atual, qualquer decisão sobre a condição de jogo do atleta Wallace acarretaria à CBV uma punição, seja do Cecob ou do STJD, e poderia gerar demandas que interferissem na continuidade da competição”, publicou a CBV.

Relembre o caso Wallace

Em 31 de janeiro, Wallace publicou uma foto no Instagram em que segurava uma arma em um estande de tiro. Na oportunidade, o jogador perguntou aos seguidores em uma enquete se “dariam um tiro no Lula”, presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Após o ato, no dia 3 de fevereiro, Wallace foi suspenso das quadras pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) por 90 dias. Com isso, o atleta teria retorno previsto apenas para maio.

Confira as datas do confronto entre Sada Cruzeiro e Farma Conde Vôlei SJC:

Primeira rodada da semifinal

19/04 (Quarta-feira) – Sada Cruzeiro x Farma Conde-SP, às 21h, no Ginásio do Riacho, em Contagem

Segunda rodada da semifinal

22/04 (Sábado) – Farma Conde-SP x Sada Cruzeiro, às 18h30, na Arena Farma Conde, em São José-SP

Terceira rodada da semifinal - se necessário

24/04 (Segunda-feira) – Sada Cruzeiro x Farma Conde-SP, às 18h30, em Contagem

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter de esportes da Itatiaia. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.
Leia mais