Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Tinga, lateral na mira do Cruzeiro, tem apelido inspirado em ex-volante celeste

Jogador de 29 anos foi campeão cearense no último fim de semana e é um ídolo na história recente do Fortaleza

Guilherme de Jesus da Silva, o Tinga, tem apelido inspirado em famoso ex-volante

O Cruzeiro segue no mercado em busca de reforços e um nome que pode chegar para reforçar o time de Pepa é o do lateral-direito Tinga, de 29 anos, atualmente no Fortaleza. Capitão do Leão do Pici, o jogador é um dos homens de confiança do técnico argentino Juan Pablo Vovjoda.

Por que o apelido de Tinga?

Não é só coincidência. O apelido tem sim relação com o famoso volante Paulo César “Tinga”, que vestiu camisas pesadas no futebol mundial, como Grêmio, Kawasaki Frontale (JAP), Botafogo, Sporting (POR), Internacional, Borussia Dortmund (ALE) e Cruzeiro.

O Tinga lateral, que tem proposta para jogar no Cruzeiro, também foi revelado pelo Grêmio, assim como o seu xará, hoje aposentado.

“Tem sim (relação com o apelido do ex-volante). Na época que ele jogava no Grêmio, eu estava na escolinha começando. Ele usava o topete, aí eu comecei a usar. O pessoal ficou: ‘Tinga, Tinga’. E não saiu mais. O apelido pegou e eu gostei também”, revelou o lateral-direito, em 2016, quando chegava para defender o Bahia.

Tinga já passou por Minas Gerais

Ele também já conhece o futebol mineiro, pois vestiu a camisa do Boa Esporte, em 2014. Pela equipe Boveta, Tinga fez 18 jogos e não marcou gols.

Números de Tinga pelo Fortaleza

Na atual temporada, Tinga atuou em 15 jogos, incluindo participações pela Copa Libertadores, Copa Sul-Americana, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense. Em 2023, já contribuiu com uma assistência.

No clube desde 2018, o lateral já disputou 238 jogos com a camisa do Leão do Pici, com 18 gols marcados e 22 assistências.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.