Novo técnico do Cruzeiro, o português Pepa desembarcou nesta quarta-feira (22) em Belo Horizonte e mostrou conhecimento da história do clube. Ainda no Aeroporto de Confins, o treinador citou os nomes dos ídolos Luisão, Valdo, Alex e Dirceu Lopes.
“É uma sensação incrível (chegar ao Cruzeiro). É um clube que me lembra alguns jogadores, Ronaldo, Alex, Valdo, Luisão, Dirceu e outros que ouvi falar. Clube histórico, campeão, com uma torcida que dispensa apresentações e que estou ansioso para conhecer e sentir a vibração”, disse o técnico.
Dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo também foi lembrado por Pepa. “Era um ídolo que eu tinha quando criança, portanto é muito especial”, disse ele no momento em que foi perguntado da importância de ser liderado pelo Fenômeno.
Já em BH, Pepa seguiu para a Toca da Raposa II. O treinador dormirá no CT antes de se apresentar ao grupo de jogadores. O primeiro encontro com o elenco está marcado para a manhã desta quinta-feira (23).
Carreira como jogador
Pepa tem 42 anos e nasceu em Torres Novas. Considerado um dos grandes nomes da nova geração de técnicos portugueses, ele estava sem trabalhar desde janeiro, quando deixou o Al Tai, da Arábia Saudita.
Revelado como jogador pelo Benfica, Pepa estreou como profissional na temporada 1998/99, mas não teve carreira longa. Além das Águias, ele defendeu clubes de menor expressão, como Varzim, Paços de Ferreira e Olhanense, todos em Portugal, e jogou uma temporada emprestado ao Lierse, da Bélgica.
Fora das quatro linhas
Em 2007, o então atacante encerrou a carreira como jogador, e trocou as chuteiras pelo terno e gravata para ser técnico. A primeira experiência como profissional foi em 2013/14, no Sanjoanense-POR, onde treinou por duas temporadas. Na sequência, trabalhou em cinco outros clubes portugueses: Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães.
No começo da temporada 2022/23, Pepa acertou com o Al Tai, da Arábia Saudita, mas fez apenas 16 jogos no time, com seis vitórias. Pela primeira vez, ele desembarca no Brasil para comandar um clube.