A derrota do Cruzeiro para o América, por 2 a 1, na tarde do último sábado (4), na terceira rodada do Campeonato Mineiro, tirou o time do técnico Paulo Pezzolano da zona de classificação à próxima fase da disputa.
A Raposa, em três jogos, soma quatro pontos e está na segunda colocação do Grupo C, que é liderado pelo Democrata-GV -- cinco pontos.
Para passar de fase, o Cruzeiro terá que ficar em primeiro lugar do seu grupo ou ser o clube com a melhor segunda campanha dentre todos os outros competidores do Mineiro. É que a Federação Mineira de Futebol (FMF), com a anuência dos participantes, definiu uma nova forma de disputa do Estadual.
Os três primeiros colocados até agora são: Atlético (9 pontos), América (9 pontos) e Democrata-GV (5 pontos). O segundo colocado geral ao fim da terceira rodada é o Athletic, com cinco pontos.
Fórmula de disputa
O Campeonato Mineiro de 2023 conta com 12 equipes, que foram divididas em três grupos, com América, Atlético e Cruzeiro sendo cabeças-de-chave. Na primeira fase serão oito rodadas, com as equipes enfrentando adversários dos outros grupos.
Ao fim da fase classificatória, passarão às semifinais -- jogos de ida e volta -- os três líderes de cada grupo e o segundo colocado geral.
Para definir o rebaixamento será realizado um triangular com os piores times de cada chave. Dois serão rebaixados.