Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Derrota para o América tira Cruzeiro da zona de classificação no Mineiro

Raposa perdeu por 1 a 0 na terceira rodada do Estadual, no estádio Mané Garrincha, em Brasília

Cruzeiro inicia Campeonato Mineiro com dificuldades

A derrota do Cruzeiro para o América, por 2 a 1, na tarde do último sábado (4), na terceira rodada do Campeonato Mineiro, tirou o time do técnico Paulo Pezzolano da zona de classificação à próxima fase da disputa.

A Raposa, em três jogos, soma quatro pontos e está na segunda colocação do Grupo C, que é liderado pelo Democrata-GV -- cinco pontos.

Para passar de fase, o Cruzeiro terá que ficar em primeiro lugar do seu grupo ou ser o clube com a melhor segunda campanha dentre todos os outros competidores do Mineiro. É que a Federação Mineira de Futebol (FMF), com a anuência dos participantes, definiu uma nova forma de disputa do Estadual.

Os três primeiros colocados até agora são: Atlético (9 pontos), América (9 pontos) e Democrata-GV (5 pontos). O segundo colocado geral ao fim da terceira rodada é o Athletic, com cinco pontos.

Fórmula de disputa

O Campeonato Mineiro de 2023 conta com 12 equipes, que foram divididas em três grupos, com América, Atlético e Cruzeiro sendo cabeças-de-chave. Na primeira fase serão oito rodadas, com as equipes enfrentando adversários dos outros grupos.

Ao fim da fase classificatória, passarão às semifinais -- jogos de ida e volta -- os três líderes de cada grupo e o segundo colocado geral.

Para definir o rebaixamento será realizado um triangular com os piores times de cada chave. Dois serão rebaixados.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).