O Cruzeiro só empatou em sua despedida da Copa Sul-Americana 2025. Nesta quarta-feira (28), o time celeste ficou no 0 a 0 com o Unión Santa Fe-ARG, no Mineirão, em partida da 6ª rodada do Grupo E da competição continental.
Com o resultado, o Cruzeiro finalizou sua participação na Sul-Americana com cinco pontos em seis partidas, e 27% de aproveitamento.
Cruzeiro e Unión de Santa Fe-ARG já estavam eliminados antes da partida.
Líder do grupo, o Mushuc Runa-EQU avança direto às oitavas de final. O Palestino_CHI disputará um playoff contra equipe eliminada da Copa Libertadores, na tentativa de chegar à próxima fase da Sul-Americana.
Próxima partida
O Cruzeiro agora volta o seu foco para o Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time celeste enfrentará o Palmeiras, às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 11ª rodada. O jogo definirá o líder da competição.
Se o Cruzeiro vencer, o time celeste será líder do Brasileirão com uma combinação de resultados: se Flamengo e Bragantino não vencerem Fortaleza e Vasco, respectivamente. O Fla joga no Maracanã, e o Bragantino visita o Cruzmaltino em São Januário.
O Jogo
Cruzeiro e Unión fizeram um primeiro tempo morno. As duas equipes mostraram mais vontade do que técnica. A primeira finalização ocorreu aos 13 minutos. O meia Matheus Pereira chutou de longe, mas a bola foi para fora.
O Unión tentou responder com duas chances. A primeira aos 17 minutos, em cabeceio de Gamba. Aos 24 minutos, Léo Aragão fez defesa estranha, após cobrança de falta do atacante Verde.
Expulsão
Na reta final da primeira etapa, o Unión ficou com um jogador a menos. Aos 37 minutos, o árbitro de vídeo chamou o árbitro de campo para a revisão de um lance forte. Fascendini, do Unión, deu carrinho “criminoso” em Murilo Rhikman, do Cruzeiro.
O meio-campista do Unión, em um primeiro momento, recebeu o cartão amarelo. Com a checagem do VAR, o árbitro mudou a cor do cartão, e aplicou o vermelho.
O Cruzeiro ainda teve uma última chance, aos 42 minutos, mas Eduardo chutou por cima do gol.
Segundo tempo
A etapa final manteve a escrita do primeiro tempo: times mostrando mais disposição do que técnica. Mesmo com um jogador a mais, o Cruzeiro tinha dificuldades para chegar à área do Unión.
O time argentino abusava da catimba. Com a conhecida cera, a equipe visitante queimava o tempo da partida sem a advertência da arbitragem.
O Cruzeiro até tentava pressionar o Unión, mas não conseguiu encaixar uma grande ação ofensiva.
Cruzeiro 0 x 0 Unión Santa Fe
Cruzeiro
Léo Aragão; Fagner (William), Gamarra, Jonathan Jesus (Villalba), Kauã Prates; Walace, Murilo Rhikman (Bolasie), Matheus Pereira (Rodriguinho) e Eduardo; Lautaro Díaz (Juan Dinenno) e Kaique Kenji. Técnico: Leonardo Jardim
Unión
Matías Tagliamonte; Lautaro Vargas, Franco Pardo, Valentín Fascendini e Claudio Corvalán; Mauro Pittón, Ezequiel Ham (Paz), Franco Fragapane (Palacios) e Mateo del Blanco; Lucas Gamba (Colazo) e Lionel Verde (Maurício Martínez). Técnico: Leonardo Madelón.
Motivo: 6ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana
Data e horário: Quarta-feira, 28 de maio de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Blas Romero (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Roberto Cañete (PAR)
VAR: Jose Mendez (PAR)
Gol: não houve
Cartão amarelo: Fascendini, Lautaro Vargas (UNI); Rodriguinho (CRU)
Cartão vermelho: Fascendini (UNI)
Público: 20.044
Renda: R$ 348.550,00