Ouvindo...

Com time alternativo, Atlético recebe Caracas para encaminhar classificação na Sula

Times se enfrentam a partir das 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (15), na Arena MRV, pela 5ª rodada do Grupo H do torneio continental

Fotos do treino do Atlético na Arena MRV, nesta quarta-feira (14), antes do jogo contra o Caracas

O Atlético volta a campo nesta quinta-feira (15) e enfrenta o Caracas na Arena MRV, em Belo Horizonte. O duelo com os venezuelanos, marcado para 21h30 (de Brasília), será válido pela quinta rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana, e, em caso de vitória, pode colocar o Alvinegro na liderança. Para isso, o Cienciano, do Peru, não pode vencer o Iquique, do Chile.

Cabe lembrar que ser o primeiro é importante pois garante vaga direta nas oitavas de final. O segundo disputa o playoff, uma espécie de repescagem contra equipes eliminadas (em terceiro lugar) da Libertadores.

Leia também

Para enfrentar a equipe de Fernando Aristeguieta, adversária direta por uma vaga na próxima fase, o técnico Cuca deve utilizar um time alternativo. Cabe lembrar que, no domingo (18), o time encara o Cruzeiro, como visitante, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo, às 20h30 (de Brasília), acontecerá no Mineirão.

Presença certa

Suspenso para o clássico do fim de semana, já que recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, o atacante argentino Tomás Cuello é presença garantida na partida pelo torneio continental.

Desfalques do Atlético

  • Caio Maia - se recupera de cirurgia no joelho, realizada no início do ano;
  • Cadu - se recupera de cirurgia no joelho, realizada no fim de 2024;
  • Gabriel Menino - se recupera de lesão ligamentar no joelho;
  • Guilherme Arana - se recupera de lesão muscular na coxa direita;

Possível desfalque no Caracas

Uma possível baixa no time venezuelano é do zagueiro/lateral-esquerdo Luis Del Pino ‘Mago’. Ele sofreu lesão na partida contra o Cienciano e, segundo a imprensa local, é dúvida.

Situação dos times

Com cinco pontos conquistados, o Atlético é o segundo colocado do Grupo H. O Caracas, com a mesma pontuação, mas com saldo de gols inferior, é o terceiro. O Iquique, do Chile, tem três pontos e é o lanterna. A liderança está com o Cienciano, do Peru, que aparece com seis pontos.

Empate na Venezuela

Na partida disputada na Venezuela, os dois times empataram por 1 a 1. Ela foi válida pela terceira rodada.

Partida sem público

Cabe lembrar que o duelo não poderá contar com presença de torcedores. Punido com dois jogos de portões fechados, pela Conmebol, o Galo não pôde comercializar ingressos. O “gancho” foi dado pela entidade devido o uso de sinalizadores na semifinal da Copa Libertadores do ano passado, contra o River Plate, da Argentina.

A primeira partida sem torcida foi disputada no Mineirão, na goleada por 4 a 0 sobre o Iquique, do Chile.

Atlético x Caracas-VEN

Atlético

Everson; Renzo Saravia, Rômulo (Lyanco), Junior Alonso (Vitor Hugo) Caio; Fausto Vera (Rubens), Igor Gomes, Bernard; Scarpa; Tomás Cuello e Rony (Hulk). Técnico: Cuca

Caracas

Frankarlos Benítez; Edgardo Rito, Francisco La Mantía, Blessing Edet, Yendis, Vicente Rodríguez, Charly Vegas, Echenique, Michael Covea, Chávez e De Santis. Técnico: Fernando Aristeguieta.

Motivo: 5ª rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Horário: 21h30 (de Brasília)
Data: 15 de maio de 2025 (quinta-feira)

Arbitragem: José Burgos (URU), auxiliado por Martin Soppi e Andres Nievas.
VAR: Christian Ferreyra (URU)

Transmissão: Paramount+

A Itatiaia também transmite o confronto pelo 95,7FM, 610AM, e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte).

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).