O Atlético conseguiu importante vitória nesta quinta-feira (15). Em jogo disputado na Arena MRV, válido pela quinta rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana, o Alvinegro derrotou o Caracas, da Venezuela, por 3 a 1.
Os gols do Galo foram marcados por Edet, contra, Cuello e Rony. De Santis, de pênalti, fez para os visitantes.
Com o resultado, os mineiros foram para a liderança, com oito pontos. Porém, para mantê-la, terão que torcer para o Cienciano, do Peru, não vencer o Iquique, do Chile, no duelo das 23h.
Cabe lembrar que apenas o primeiro colocado avança às oitavas de final de forma direta. O segundo terá pela frente o playoff (uma espécie de repescagem), contra algum eliminado da Libertadores (terceiro colocado do grupo).
O Galo volta a campo no próximo domingo (18) e, como visitante, enfrenta o Cruzeiro pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 20h30 (de Brasília), no Mineirão.
Jogo sem público
Punido pela Conmebol com dois jogos sem público no torneio, devido ao uso de sinalizadores na semifinal da Libertadores do ano passado, conta o River Plate, da Argentina, o Atlético não pôde comercializar ingressos. Este foi o último duelo do “gancho”.
Cuca muda time
Pensando no clássico, o técnico Cuca poupou o volante Alan Franco, que nem no banco ficou, e o atacante Rony, que iniciou entre os suplentes.
Bernard, Fausto Vera e Júnior Santos pintaram entre os onze.
Galo melhor no primeiro tempo
Apesar de ter ficado perto de tomar gol dos venezuelanos, o Galo “empilhou” oportunidades na primeira etapa. Foram 11 finalizações.
Aos 27 minutos, o time mineiro abriu o marcador com gol contra de Edet.
Ampliou no segundo tempo
Logo aos 2 minutos, Scarpa lançou na área e achou Cuello. O argentino cabeceou para o fundo das redes.
Caracas diminui
Aos 11 minutos, Echenique sofreu pênalti de Caio Paulista. Aos 13, De Santis cobrou e diminuiu para os venezuelanos.
Galo piora na partida
Nos minutos seguintes, o Galo piorou. Principalmente em relação aos primeiros 45 minutos. Em busca do empate, o Caracas foi pra cima.
O time dono da casa, por sua vez, tentava fazer o mesmo, mas pecava no último passe.
Gol do alívio
Aos 31, veio o alívio. Após lindo lançamento de Igor Gomes, Scarpa tocou para Rony, livre, ampliar e anotar o terceiro gol.
Galo volta a se impor
Até o apito final, o Atlético manteve o controle das ações. O time de Cuca, inclusive, criou pelo menos cinco chances claras para marcar o quarto. Mas ficou assim: final de jogo, 3 a 1.
Atlético 3 x 1 Caracas-VEN
Atlético
Everson; Renzo Saraiva, Lyanco, Alonso (Vitor Hugo); Caio (Patrick); Fausto Vera (Gustavo Scarpa), Rubens, Bernard (Igor Gomes); Tomás Cuello, Júnior Santos e Hulk (Rony). Técnico: Cuca
Caracas
Frankarlos Benítez; Edgardo Rito, Francisco La Mantía, Blessing Edet, Yendis, Vicente Rodríguez (Heraldez), Charly Vegas (Figueroa), Echenique, Michael Covea, Chávez e De Santis. Técnico: Fernando Aristeguieta.
Motivo: 5ª rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Horário: 21h30 (de Brasília)
Data: 15 de maio de 2025 (quinta-feira)
Gols: Edet, aos 27 minutos do primeiro tempo, fez contra para o Atlético; Cuello, aos 2 do segundo, para o Galo; De Santis, aos 13, para o Caracas. Rony, aos 31, para o Atlético.
Cartões amarelos: Lyanco, Vitor Hugo (CAM); Edet, De Santis (CAR)
Arbitragem: José Burgos (URU), auxiliado por Martin Soppi e Andres Nievas.
VAR: Christian Ferreyra (URU)