O Grêmio venceu o Sportivo Luqueño-PAR por 2 a 1, nesta quarta-feira (2), pela estreia da Copa Sul-Americana. Mesmo fora de casa, o time gaúcho somou três pontos e começou bem a competição continental.
Arezo abriu o placar para o Tricolor logo no começo do jogo, de pênalti. Alguns minutos depois, Santander igualou tudo após falha de Jemerson. Na segunda etapa, Braithwaite, que
Como foi o jogo
A partida começou morna, mas Marcelo Pérez surpreendeu e marcou um gol para o Sportivo Luqueño logo aos 3 minutos do primeiro tempo. Porém, após intervenção do VAR, o impedimento foi assinalado.
Aos 13, o árbitro de vídeo entrou em ação novamente. Depois do cruzamento de Arezo, Cristaldo chegou para chutar no gol, mas foi travado indevidamente por Pablo Aguilar: pênalti para o Tricolor.
O atacante Arezo foi para a bola e afundou a rede do goleiro Alfredo Aguilar: 1 a 0 para o Grêmio, aos 16 minutos do primeiro tempo.
Quando tudo parecia dominado pelo Grêmio, Jemerson bobeou, Federico Santander aproveitou e ficou na cara do gol de Volpi. O atacante empurrou para o fundo da rede e empatou o duelo em 1 a 1. O lance aos 29 minutos ocorreu após o zagueiro afastar o perigo para lateral. Na sequência, Vera cobrou rápido e lançou a bola nas costas do defensor gremista, deixando o companheiro de equipe paraguaia na boa.
Aos 41, Pavon recebeu cruzamento de Cristaldo e chutou para defesa do goleiro do time paraguaio. Foi a última grande chance da etapa inicial no Defensores del Chaco, em Assunção.
No segundo tempo, o Grêmio começou tocando muito a bola. O Sportivo Luqueño chegou a ficar quatro dos primeiros cinco minutos sem encostar nela. Uma boa oportunidade surgiu aos 10, com uma bomba de Marcelo Pérez que parou na rede pelo lado de fora do gol de Volpi.
O Tricolor só conseguiu chegar com perigo aos 15. Após várias tentativas de infiltrações impedidas pela zaga dos paraguaios, Arezo chutou da entrada da área e parou na defesa de Aguilar.
Aos 17, Quinteros promoveu três trocas ao mesmo tempo, uma delas a entrada de Braithwaite. O atacante dinamarquês retornou de lesão e teve uma boa chance logo que ingressou no gramado. Seu chute explodiu no zagueiro e saiu pela linha de fundo.
Braithwaite não se deu por satisfeito e marcou um gol de cabeça aos 25 minutos. Olivera cruzou para o artilheiro gremista pular mais alto que todo mundo e testar para o fundo da rede: 2 a 1.
Dois minutos depois, Volpi fez uma defesa espetacular, mas a bola sobrou para Pérez cabecear para a rede e empatar mais uma vez. Contudo, o VAR anulou o gol do Sportivo Luqueño. O atacante fez uma falta em Jemerson.
O próprio zagueiro apareceu no lance seguinte de perigo para o Grêmio. Jemerson recebeu sozinho na frente do goleiro e cabeceou por cima do gol.
Aos 46, Olivera teve a chance de matar o confronto, mas o chute saiu mascado e foi para linha de fundo. O jogo ficou por isso: 2 a 1 para o Grêmio fora de casa, os primeiros três pontos na Sul-Americana 2025.
Sportivo Luqueño 1x2 Grêmio
Sportivo Luqueño
Alfredo Aguilar; Ferreira, Pablo Aguilar, Villalba e Torres; Benítez, Dário Ríos (Walter Rodríguez, 16 2ºT), Júlio Báez (Comas, 25 2ºT) e Santander (Walter González, 16 2ºT); Marcelo Pérez (Ayala, 25 2ºT) e Elvio Vera (Hauche, 42 2ºT). Técnico: Gustavo Morínigo.
Grêmio
Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Dodi (Edenilson, 17 2ºT), Villasanti, Cristaldo (Camilo, 30 2ºT), Pavón (Olivera, 17 2ºT) e Amuzu (Aravena, 36 2ºT); Arezo (Braithwaite, 17 2ºT). Técnico: Gustavo Quinteros.
Gols
Santander (29min 1ºT), do Sportivo Luqueño
Arezo (16min 1ºT) e Braithwaite (25min 2ºT), do Grêmio
Cartões amarelos
Dário Ríos, Elvio Vera, Iván Torres (Sportivo Luqueño)
Lucas Esteves, João Pedro (Grêmio)
Motivo: primeira rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana
Data e horário: 2 de abril de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Defensores del Chacho, em Assunção, no Paraguai
Árbitro: Matheus Candançan (Chile)
Auxiliares: Alan Saldoval (Chile) e Carlos Poblete (Chile)
Árbitro de vídeo: Juan Soto (Venezuela)