O Corinthians teve grande atuação e venceu o Racing, do Uruguai, por 3 a 0 nesta terça-feira (28). O triunfo alvinegro garantiu ao Timão a liderança do grupo e, consequentemente, a vaga direta nas oitavas de final da competição internacional.
O jogo foi marcado por uma noite de golaços. De falta, Rodrigo Garro abriu o placar para o Timão, três minutos antes de Yuri Alberto mostrar oportunismo e ampliar. Na segunda etapa, foi a vez de Igor Coronado deixar três marcadores para trás e fechar a conta.
O jogo ainda teve o belo roteiro de despedida do volante Paulinho, que fez sua última partida com a camisa do Corinthians. O meia não renovou seu contrato com o Timão e ficará livre no mercado a partir de julho.
Agora, o Corinthians aguarda para conhecer seu próximo adversário na Sul-Americana. Antes disso, o Timão encara o Botafogo, neste sábado (1), pelo Campeonato Brasileiro.
Nova aposta
Para a partida, o técnico António Oliveira definiu o Timão com uma mudança em relação ao time que vinha jogando como titular. Pelo lado direito do ataque, o paraguaio Ángel Romero perdeu a vaga para Igor Coronado.
A aposta foi ensaiada pelo técnico António Oliveira nos treinamentos que antecederam a partida. Foi a terceira vez que o camisa 77 formou uma dupla de meio-campistas com o argentino Rodrigo Garro.
Que susto!
Com um Racing abusado fora de casa, o Corinthians parecia assustado nos minutos iniciais. Não à toa, em uma pane da equipe na saída de bola, o time uruguaio ficou bastante próximo de abrir o placar na Neo Química Arena.
Após tiro de meta, Hugo recuou novamente para Carlos Miguel, que tentou acionar Raniele, mas viu o passe ser interceptado. Verón ficou cara a cara com o arqueiro alvinegro, finalizou com força e o viu operar um milagre para manter o 0 a 0.
Especialidade da casa
Até encarar o Racing, Rodrigo Garro só havia marcado uma vez pelo Corinthians, cobrando falta em clássico diante do Palmeiras. Nesta terça-feira (28), o meia argentino repetiu o recurso para colocar o Timão à frente no placar.
Em falta lateral, Garro deu todos os indícios de que tentaria levantar para a grande área. De forma surpreendente, o argentino cobrou diretamente para o gol e acertou o ângulo, sem chances para o goleiro Odriozola.
Marca do artilheiro
Poucos minutos após Rodrigo Garro abrir o placar para o Corinthians, Yuri Alberto aproveitou para deixar sua marca de artilheiro do Timão nesta temporada. Saiu dos pés dele o segundo tento alvinegro na partida.
Após bela jogada individual de Wesley, seguida de cruzamento na área, Yuri antecipou a defesa adversária e tocou de bico, sem força, para superar Odriozola. Foi o 13º gol do camisa 9 do Corinthians nesta temporada, sendo artilheiro isolado da equipe.
Preocupação
No decorrer do primeiro tempo, o lateral-direito Fagner levantou preocupação no banco de reservas do Corinthians. Após dar um carrinho para interceptar cruzamento adversário, o camisa 23 alegou um desconforto na coxa.
Capitão da equipe, Fagner foi substituído imediatamente por Matheuzinho.
Gol de placa!
Grande aposta de António Oliveira na escalação, o meia Igor Coronado fez valer a escolha do treinador português. Aos 12 minutos do segundo tempo, em grande estilo, o camisa 77 marcou o terceiro gol alvinegro na partida.
Pelo meio, Coronado recebeu de Breno Bidon e ficou de frente para a defesa do Racing. O meia conduziu a bola com ela muito próxima ao pé, deixou três marcadores para trás e bateu forte, na saída de Odriozola, para ampliar o marcador.
Despedida
Paulinho viveu seu último ato como jogador do Corinthians nesta terça-feira (28). Na reta final da partida, o camisa 8 deixou o banco de reservas para realizar seu último jogo pelo clube alvinegro.
Volante histórico do Corinthians, Paulinho não conseguiu chegar a um acordo com o Timão pela renovação de seu contrato, que se encerra em 30 de junho. Sem acerto, ele deixará o clube antes mesmo do final do vínculo.
Corinthians 3x0 Racing (URU)
Corinthians
Carlos Miguel; Fagner (Matheuzinho), Félix Torres, Cacá e Hugo; Raniele, Breno Bidon (Paulinho), Rodrigo Garro e Igor Coronado (Coronado); Wesley (Gustavo Mosquito) e Yuri Alberto (Pedro Raul). Técnico: António Oliveira
Racing
Odriozola; Bueno, Magallanes, Ferreira e Pereira; Espinosa (Alaniz), De los Santos, Rodríguez (Medeiros); Urretaviscaya (Teliz), Nandín (Gorocito) e Verón. Técnico: Ney Morales
Motivo: sexta rodada da fase de grupos da Sul-Americana
Data e horário: 28 de maio de 2024 (terça-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Roberto Bruno Pérez Gutierrez (PER)
Auxiliares: Stephen Atoche (PER) e Leonar Soto (PER)
VAR: Nicolas Galo (COL)
Gols:
Rodrigo Garro (21 min 1ºT), Yuri Alberto (24 min 1ºT) e Igor Coronado (12 min 2ºT)
Cartões amarelos:
Ferreira e Magallanes, do Racing
Raniele e Cacá, do Corinthians
Cartões vermelhos: