Fortaleza arranca empate heroico contra Boca na Bombonera e encaminha vaga na ‘Sula’

Com gol de joia venezuelana aos 44 minutos do segundo tempo, brasileiros conseguem o 1 a 1 na Argentina e dependem apenas de si para ir direto às oitavas de final

Boca Juniors e Fortaleza se enfrentaram em La Bombonera, pela Sul-Americana

O Fortaleza marcou com Kervin Andrade, sua joia venezuelana de 18 anos, aos 44 minutos do segundo tempo e arrancou heroico empate por 1 a 1 contra o Boca Juniors-ARG em La Bombonera, em Buenos Aires, na noite desta quarta-feira (15).

O gol dos anfitriões foi do uruguaio Cavani, em jogo válido pela quinta rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana. Foi a primeira vez de um clube nordestino no mítico estádio do clube argentino.

O resultado encaminhou a classificação do Fortaleza diretamente para as oitavas de final da ‘Sula’, torneio do qual é o atual vice-campeão. Com dez pontos, basta vencer o Sportivo Trinidense-PAR, já eliminado, no dia 29 de maio, às 21h (de Brasília), na Arena Castelão, na capital cearense, que o Leão se garante como líder da chave.

O Boca, que tem oito pontos, vai receber no mesmo dia e horário o Nacional Potosí-BOL, que tem sete. Os argentinos precisam vencer e torcer para o Fortaleza perder, ou empatar, mas aí é preciso tirar uma diferença de seis no saldo de gols. Os bolivianos passam como segundo se vencerem o Boca.

O vice-líder tem que jogar o playoff da Sul-Americana, uma fase anterior às oitavas contra um time que vai migrar da Copa Libertadores como terceiro dos grupos.

Acuado a maior parte do jogo, o Fortaleza foi pressionado pelo Boca, mesmo tendo três zagueiros e dois volantes. A saída com os alas Yago Pikachu e Bruno Pacheco não funcionava e antes de Cavani marcar, no começo do segundo tempo, o Boca teve bola no travessão, viu defesas de João Ricardo e até Kuscevic, com a cabeça, salvar gol certo em cabeçada de Lema.

O gol do Boca foi bonito, aos nove minutos do segundo tempo. Zenon, revelação de 22 anos, tocou de calcanhar na esquerda para Blanco, que foi à linha de fundo e cruzou para Cavani concluir ao gol.

O técnico Juan Pablo Vojvoda desistiu do esquema com três zagueiros, e colocou um time mais ofensivo, com Marinho e Kervin Andrade. E foram os dois que fizeram a jogada do gol de empate. O venezuelano, em contra-ataque, lançou Marinho, que colocou Kervin na frente de Romero para concluir ao gol.

Foi o quinto jogo do Fortaleza na Argentina desde que começou a disputar os torneios da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), em 2020. São três derrotas (para Independiente, Estudiantes e River Plate), um empate (Boca) e uma vitória, sobre o San Lorenzo.

Boca Juniors 1 x 1 Fortaleza

Boca Juniors

Romero; Advíncula, Lema, Figal (Di Lollo) e Blanco; Pol Fernández (Delgado), Medina (Saralegui), Equi Fernández e Zenón; Cavani e Merentiel. Técnico: Diego Martínez.

Fortaleza

João Ricardo; Brítez (Tinga), Kuscevic e Titi; Yago Pikachu (Moisés), Pedro Augusto (Kervin Andrade), Hércules (Rossetto), Pochettino e Bruno Pacheco; Machuca (Marinho) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Gol
Cavani (9min2ºT) para o Boca
Kervin Andrade (44min2ºT) para o Fortaleza

Cartões Amarelos
Advíncula, Cavani, Pol Fernández, Merentiel (Boca); Kuscevic, Titi, Pedro Augusto (Fortaleza)

Motivo: 5ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Data e horário: 15 de maio de 2024, às 21h (de Brasília)
Local: La Bombonera, em Buenos Aires (Argentina)

Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela)
Auxiliares: Jorge Urrego e Tulio Moreno (ambos da Venezuela)
VAR: Juan Soto (Venezuela)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

Ouvindo...